Topo

Para técnico, 'psicológico' derrubou Keyd, favoritos do Brasileiro de "LoL"

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

23/07/2014 19h18

Na Copa do Mundo, o Brasil assistiu aos jogadores da Seleção serem massacrados não apenas pelos rivais alemães, mas também por seus próprios pensamentos. Pressionados pela obrigação de jogar bem e ganhar em casa, eles acabaram fraquejando no primeiro momento de adversidade e decretaram sua própria derrota. E assim como no futebol, o fator psicológico também pode derrubar favoritos em "League of Legends".

Foi o que aconteceu no último domingo (20), durante a etapa de São Paulo do Circuito Brasileiro. Invicta desde sua mais recente reformulação para a temporada 2014, a Keyd Stars acabou caindo na semifinal de um torneio que seus fãs acreditavam já estar ganho.

"A derrota foi muito difícil para os jogadores por causa de tudo o que eles passaram nos últimos meses", explicou Renan Philip, técnico da Keyd, ao UOL Jogos. "Eles treinaram muito e o objetivo deles era esse campeonato".

A pressão do favoritismo era muito grande em cima dos jogadores. Não deveríamos ter ignorado esse ponto na preparação

"Considerando todas as vitórias que tivemos nos últimos meses, o resultado foi atípico. Acreditamos que o principal motivo da derrota foi o fator psicológico. A pressão do favoritismo era muito grande em cima dos jogadores, e eles acabaram perdendo. Não deveríamos ter ignorado esse ponto na preparação", disse.

Para Renan, a pressão foi ainda maior em cima dos coreanos "SuNo" e "Winged". "A questão é que eles foram contratados justamente para ter esse resultado positivo no Circuito Brasileiro. E isso pesou", revelou. "Mas não foi falta de treinamento ou de habilidade".

O técnico garantiu que o fator psicológico será levado mais em consideração para futuras disputas e que, apesar do resultado negativo, a equipe planeja seguir em frente com a mesma escalação. "Eles até já voltaram a treinar", garantiu.

Outra queda

Pouco antes da eliminação da Keyd, um outro favorito à final caía frente aos rivais da CNB e-Sports. "Não chegamos à disputa com o nariz em pé. Respeitamos a CNB e sabíamos desde o começo que o confronto seria difícil", disse Hugo Tristão, diretor administrativo da paiN Gaming. "Se você for comparar com o futebol, a disputa entre paiN e CNB já é praticamente um clássico regional por todo o nosso histórico. Os jogadores estão tristes com a derrota, mas não foi o fim do mundo".

Assim como a Keyd, o time de Hugo preparou-se para as finais do Brasileiro com a 'importação' de dois jogadores coreanos. "Lactea" e "Olleh", porém, entraram para o Circuito apenas em meados de maio. "Não vamos desistir de nosso plano porque firmamos ele visando o longo prazo", disse Hugo. "Um mês e meio não é tempo suficiente para determinar que o projeto foi um fracasso".

Tanto Hugo quanto Renan descartam a hipótese de que a dificuldade de comunicação entre os jogadores brasileiros e coreanos de seus times causaram as derrotas. "Esse fator sempre foi um obstáculo para nós, mas ganhamos várias competições mesmo lidando com ele", disse Renan.

"A comunicação ainda está longe da ideal, mas não acho que foi um fator determinante para a derrota", ecoou Hugo.

Enquanto Keyd Stars e paiN Gaming treinam para torneios futuros, CNB e KaBuM! - as 'zebras' - disputarão no sábado (26) a grande final do Circuito Brasileiro de "League of Legends" no estádio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O título dará aos times a chance de conseguir uma vaga para o mundial do game.

VEJA COMO FOI A SEMIFINAL DO BRASILEIRO DE "LOL"

  •  

Final Regional do Circuito Brasileiro de "League of Legends"
Quando:
Dia 26 de julho, a partir de 12h.
Onde: Ginásio do Maracanãzinho. Rua Professor Eurico Rabelo, s/n, Rio de Janeiro - RJ.
Site oficial: aqui.