Topo

Ainda tem espaço para mais MOBAs no mercado? UOL Jogos discute

Do UOL, em São Paulo

24/07/2014 12h01

Vira e mexe um tipo de jogo entra "na moda" e mais e mais games desse estilo aparecem para disputar a atenção dos jogadores. Nessa hora, a indústria tenta tirar proveito da tendência, lançando ainda mais jogos e até exportando a mecânica pra outros gêneros.

Foi assim com os jogos de plataforma, depois foram os games de tiro e agora é a vez do MOBA, o gênero que ficou famoso por causa de "Dota 2" e "League of Legends".

Nos últimos tempos vimos anúncios de games como "Infinite Crisis", "Heroes of The Storm", "Strife", "Dawngate" e mais uma pancada de títulos que seguem à risca a fórmula de "LoL" e "Dota 2".

O sucesso do gênero está tão evidente que estão surgindo variantes, como o brasileiro "Heavy Metal Machines", que coloca carros armados até as janelas para se destruírem, outros vão além. Esse é o caso de "Smite", que aposta na visão em terceira pessoa para conseguir atrair um público diferente que não gosta muito de jogos de estratégia.

É justamente para falar sobre esse excesso de MOBAs que a redação de UOL Jogos se reuniu para discutir no Papo da Redação dessa semana. Pablo Raphael, Rodrigo Guerra, Claudio Prandoni e Pedro Henrique Lutti Lippe falam sobre essa avalanche e discutem o que esperar desses games "tipo LoL" que estão chegando no mercado.

  •  

Os próximos MOBAs

Um levantamento por alto mostra que existem mais de 20 MOBAs em desenvolvimento no momento. Alguns em fase de beta aberto, outros em testes fechados e tem um "famosão" em fase Alpha – uma fase de testes bem inicial.

São tantos títulos que UOL Jogos resolveu listar os 10 novos MOBAs mais promissores, aqueles em que você deveria pelo menos dar uma olhada. A lista inclui alguns títulos já conhecidos pela comunidade e outros mais obscuros que oferecem um respiro ao gênero. Confira:

JOGOLANÇAMENTOSITE OFICIAL
Arena of Fate2015www.arenaoffate.com
Chaos OnlineJá disponívelchaos.ongame.com.br
DawngateDisponível em Beta abertowww.dawngate.com
Deadbreed2015www.deadbreed.com
Heavy Metal MachinesNão Divulgadoheavymetalmachines.hoplon.com
Heroes of the StormNão Divulgadowww.heroesofthestorm.com
Infinite CrisisDisponível em Beta abertowww.infinitecrisis.com
Sins of a Dark Age2014www.sinsofadarkage.com
Smite2014www.smite.com.br
Strife2014www.strife.com

Agora é sua vez: você acha que o mercado de MOBAs está ficando saturado? Quais são os games que valem a pena serem jogados? Deixe sua opinião na 'região' de comentários.