Topo

Santos estranha ausência em "FIFA 15" e cobra explicação da EA

Do UOL, em São Paulo

01/08/2014 14h22

Não foram só os jogadores de videogame que não entenderam a decisão da EA de não colocar clubes brasileiros em "FIFA 15": o Santos Futebol Clube divulgou nota oficial na qual diz que "estranhou a decisão da EA Sports".

No comunicado, o clube explica que possui contrato vigente com a EA até o ano de 2018 e contesta a declaração da EA de que "não conseguiu chegar a um acordo com os detentores dos direitos dos jogadores", dizendo que nunca foi procurada pela empresa para tentar tal acordo.

Além disso, o Santos explica que possui contratos de exploração de imagem dos jogadores vinculados ao clube, batendo de frente com um dos problemas apresentados pela Electronic Arts como motivos para a exclusão dos clubes nacionais em "FIFA 15".

A nota ainda termina com uma provocação à EA, afirmando que o Santos está negociando para aparecer em "PES 2015" e relembrando que não só teve atletas nas capas de três jogos da franquia da Konami como também disponibilizou a Vila Belmiro no game, a partir da versão 2012.

Veja abaixo o comunicado na íntegra:

Em nome da sua imensa torcida, em especial aos fãs do jogo da série FIFA, da EA Sports, o Marketing do Santos FC gostaria de esclarecer os seguintes pontos:

1. O Santos FC estranhou a decisão da EA Sports, já que tem contrato vigente com a empresa até 2018;
2. Na vigência de seu contrato, o Clube sempre participou das versões anteriores;
3. Em nota oficial, a empresa Eletronic Arts alega “que não conseguiu chegar a um acordo com os detentores dos direitos dos jogadores”. O Santos FC esclarece que, em nenhum momento, foi procurado pela empresa para qualquer acordo;
4. O Santos FC vai pedir à empresa para que explique a que “mudanças no processo de licenciamento no Brasil” ela se refere na mesma nota oficial;
5. O Santos FC mantém contrato de exploração de imagem com todos os seus jogadores e, também, implantou o mais moderno regimento interno para regular o uso da imagem dos seus atletas, o que atenderia todas as necessidades legais cabíveis ou conhecidas.

O Santos FC considera esse mercado altamente estratégico para o Clube, não medindo esforços para viabilizar os produtos, tanto que sempre procura atender as necessidades de seus parceiros comerciais neste segmento.

Como exemplo, já estamos negociando a participação do Santos FC para a versão deste ano do Pro Evolution Soccer, da Konami.
Fomos o primeiro clube brasileiro a ter seu estádio disponível no jogo, a partir da versão 2012.

Por duas vezes, o Santos FC foi capa com imagem individual de atletas, no vídeo game Pro Evolution Soccer, e uma vez com os demais clubes.
Mantemos com a Konami um ótimo relacionamento, onde todas as informações são conversadas e o departamento de Marketing do clube tem acesso a qualquer tipo de mudança ou alteração.

Sem mais, o Santos FC se coloca à disposição da EA Sports para maiores esclarecimentos.

  • Primeiro com Neymar, depois com Edu Dracena, o Santos apareceu nas capas das três últimas edições de "Pro Evolution Soccer"