Topo

"Mario" só chegará aos celulares após saída de Iwata da Nintendo, diz site

do Gamehall

04/08/2014 12h49

De acordo com o portal de notícias japonês Business Journal, executivos dentro da Nintendo estariam pressionando a saída de Satoru Iwata do comando da empresa, culpando a teimosia do presidente pelos resultados ruins da fabricante nos últimos anos.

Segundo o Business Journal, há um consenso na empresa de que as maiores franquias da Nintendo, como "Mario", deveriam aproveitar o enorme crescimento do mercado de games para smartphones. No entanto, a estratégia é completamente abominada por Iwata, que publicamente já reforçou ver a força da Nintendo em sua comunhão de hardware e software.

As fontes do Business Journal dizem que a fixação de Iwata por consoles vem da função do executivo no passado, como desenvolvedor de hardware, e que o presidente se mostra muito resistente a aceitar o modo como games em tablets e celulares funcionam, sem necessidade alguma do uso de mídias físicas.

Intriga da oposição?

Parte da oposição a Iwata também viria do fato do presidente não ter origens na Nintendo (foi presidente da HAL Laboratory até o ano 2000), e pelo fato dele continuar envolvido com desenvolvimento de softwares, mesmo tendo um cargo executivo.

A reportagem do Business Journal encerra apontando o possível sucessor de Iwata: Katsuhito Yamauchi, filho do ex-presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, falecido no fim do ano passado.

Iwata foi reeleito presidente da Nintendo pelos acionistas da empresa em junho deste ano, e ocupa a posição desde 2002.