Topo

PC, consoles, mobile: conheça as diferenças entre as versões de "Minecraft"

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

07/08/2014 16h40

Hoje, existem nove versões diferentes de "Minecraft". Em todas elas é preciso explorar, cavar e construir. Mas mesmo com a mecânica básica idêntica, o game muda de uma plataforma para outra.

A versão original de PC, por exemplo, é sempre a mais completa, que recebe atualizações de conteúdo primeiro e roda melhor. Já a para celulares tem a portabilidade a seu favor, mas sofre pela falta de uma série de funções.

Pensando em quem quer começar a jogar "Minecraft" mas não sabe onde, ou naqueles que pensam em derrotar Creepers em outros sistemas, UOL Jogos preparou um guia rápido com as diferenças e semelhanças entre todas as versões do game. Confira:

Foi no PC que "Minecraft" começou. A mais bem-sucedida versão do game roda nos sistemas operacionais Windows, Mac OS e Linux, e é a que serve como base para todas as outras. Mais atualizada, ela recebe novo conteúdo antes e seus bugs são consertados mais rapidamente.

Os mundos gerados na versão de computador são os únicos virtualmente infinitos 'horizontalmente'. Ao cavar para muito profundamente, porém, jogadores ainda encontram as inquebráveis 'rochas matriz' que demarcam o fim do mundo.

Ao jogar no PC, fãs tem acesso a servidores multiplayer sem limites máximos de jogadores, além de modificações feitas por usuários, sejam elas cosméticas ou funcionais. Cavalos, bruxas, infecções, bigornas, peixes diferentes, biomas variados e dezenas de tipos diferentes de blocos são apenas algumas das exclusividades oficiais que a versão de computador do game tem.

A orientação geral é simples: se possível, jogue no PC.

As versões de "Minecraft" para consoles são as 'de entrada'. Elas têm menos conteúdo e opções de personalização, mas são mais acessíveis por causa do uso de controles e de algumas mudanças de interface. Ideais para quem quiser ter contato apenas com o essencial da experiência.

PS Vita

  • Quem compra "Minecraft" no PlayStation 3 ganha também uma cópia para PS Vita, que é essencialmente a mesma, mas sem o multiplayer por tela dividida.

A principal diferença em relação à versão de PC está no sistema de criação. Simplificado, ele não obriga os jogadores a decorar as posições de cada material na grade de planejamento. Tendo os reagentes, dá para criar o item desejado com apenas um botão. O tutorial que introduz os principais conceitos de jogabilidade é outra exclusividade que facilita a vida dos fãs.

O game tem um modo multiplayer online para até oito pessoas e permite que duas dividam a tela e joguem juntas, mas os mundos que elas podem explorar não são tão grandes quanto os vistos no PC. Na realidade, eles são bem pequenos, limitados por paredes invisíveis.

Ainda não lançadas, as versões do game para PlayStation 4 e Xbox One terão como base as de PS3 e 360.

"Minecraft" não terá gráficos melhorados na nova geração, nem qualquer conteúdo a mais do que o visto nos outros consoles. Ao invés disso, a promessa é expandir o tamanho da experiência com mundos maiores e menos 'névoa' - o que significa que os jogadores conseguirão enxergar mais longe nos cenários.

Originalmente, a "Pocket Edition" de "Minecraft" deixava muito a desejar perto das outras versões. Mas atualizações recentes aproximaram o jogo para iOS e Android do original, apesar de seus controles pela tela sensível ao toque continuarem ruins.

Raspberry Pi

  • O Pi é um computador em uma placa só desenvolvido por uma empresa britânica com o propósito de ensinar linguagens de programação para crianças e jovens. A versão de "Minecraft" para ele é bem simples, mas permite que jogadores editem o código do game livremente.

Nos celulares e tablets, o jogo oferece ainda menos conteúdo que nos consoles, e muito do que existe nele foi adaptado ao formato portátil pela falta de botões. Alguns inimigos se comportam de maneira diferente, como os Endermen, que avançam rumo ao jogador quando são encarados, e não o contrário.

É uma experiência menor e diferente, mas que ainda diverte. O game tem multiplayer online e local, e continua recebendo atualizações constantes assim como as outras versões. Ao julgar o game, de um lado da balança está a enorme lista de concessões, e do outro a facilidade de carregá-lo no celular para onde for.

TRAILER MOSTRA "MINECRAFT" NOS CELULARES

  •