Topo

Veja 3 sinais de que é hora de trocar seu celular para games

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

11/08/2014 16h52

Sempre existirá um celular mais poderoso.

Em no máximo um ano, o modelo mais caro e avançado de uma marca torna-se ultrapassado. A indústria de celulares evolui muito rapidamente. Daqui a alguns meses, muitos usuários que têm um iPhone 5S ou um Galaxy S5 já estarão pensando em fazer um 'upgrade'. E logo se verão insatisfeitos novamente, porque os lançamentos nunca param.

Para quem joga muito no celular, ter um modelo poderoso é muito importante. Um celular de gamer precisa ser capaz de rodar títulos com belos gráficos sem engasgos - mas isso não significa que ele precisa ser sempre o topo de linha.

Não há uma fórmula matemática que diz a melhor hora para trocar de celular para games, mas alguns sinais podem indicar que o momento chegou. Confira:

1. O SISTEMA OPERACIONAL ESTÁ LENTO

Quando o aparelho começa a engasgar mesmo sem nenhum aplicativo aberto, a hora está próxima. Se até mesmo o sistema operacional está fazendo o hardware passar por dificuldades, é bem provável que os games novos terão uma performance péssima.

Há quem fale sobre a 'obsolência programada' - conceito que culpa as fabricantes de encurtarem artificialmente a vida útil de um celular para que o usuário precise substituí-lo por um modelo novo. Independentemente disso, porém, desenvolvedores costumam criar jogos com modelos específicos em mente, e uma hora os mais antigos são esquecidos.

Quando a Apple disponibilizou o sistema iOS 7, usuários notaram que o iPhone 4 não era mais capaz de funcionar com a leveza de antes. Não deu outra: vários jogos novos começaram a oferecer suporte apenas para modelos a partir do iPhone 4S. Eventualmente, até mesmo alguns quebra-cabeças com gráficos 2D descartaram suporte ao telefone.

2. O HARDWARE COBIÇADO TEM UMA FUNÇÃO INÉDITA

Normalmente, novidades em termos de hardware não afetam jogos. Na hora da ação, não importa se você destravou o iPhone com uma senha numérica ou sua impressão digital.

Mas às vezes as fabricantes trazem algo de novo em seus aparelhos que afetam a produção dos jogos. Quando o formato 'Retina Display' virou o padrão para resoluções das telas de celulares e tablets, por exemplo, a qualidade gráfica dos títulos melhorou muito, e quem tinha um aparelho antigo ficou de fora da novidade.

Modelos recentes do iPhone passaram a suportar controles MFi oficialmente - algo que o iPhone 3GS não faz. A possibilidade de trocar os controles da tela sensível ao toque por botões reais pode ser suficiente para motivar um upgrade.

3. A (GRANDE) MAIORIA DOS JOGOS NOVOS NÃO RODAM

Para cada "Infinity Blade III" ou "Modern Combat 5", com seus belos gráficos 3D em alta definição, as lojas de aplicativos recebem dez títulos indie 2D igualmente divertidos. E estes rodam tão bem em um Samsung Galaxy S2 quanto em um LG G3.

Hoje em dia, aparelhos iOS, Android e Windows Phone recebem semanalmente dúzias de jogos, e apenas a minoria cobra muito poder de processamento. Não é porque o mais novo "Real Racing" roda mal no seu celular que a vida útil dele acabou.

A ideia é bem simples: espere que a sua lista de jogos que você quer jogar mas não consegue cresça. Com a quantidade de opções de games diferentes disponíveis no formato, seria desperdício comprar um telefone novo por apenas uma ou duas ofertas. Quando a hora do upgrade chegar, esses títulos que você queria provavelmente já estarão mais baratos - ou até gratuitos, dada a volatilidade das lojas de aplicativos.