Topo

Gamescom: Ubisoft desafia "GTA V" com batalhão de jogos de mundo aberto

Claudio Prandoni

Do UOL, em Colônia

13/08/2014 15h19

Quem é rei nunca perde a majestade? Esta é a máxima que a Ubisoft desafia nos próximos meses com "Assassin's Creed Unity", "The Crew", "The Division" e "Far Cry 4".

O que todos têm em comum: são jogos de 'mundo aberto', estilo consagrado pela série blockbuster"Grand Theft Auto", o mais que popular "GTA".

Nos meses que marcam o final de 2014 e o início do próximo ano, todos esses jogos da Ubisoft devem chegar às lojas e vão dar de cara com uma versão renovada de "GTA V", com gráficos melhorados para o PlayStation 4, Xbox One e computadores.

Em resumo, um game de mundo aberto oferece um cenário imenso para os jogadores explorarem, cheios de segredos para descobrir e também missões que fazem a história avançar até o final. Porém, cada um dos jogos novos da Ubisoft aprimora ou repensa a fórmula sob conceitos diferentes.

Durante apresentações pré-Gamescom, na Alemanha, foi possível ver de perto esses títulos em ação, ao vivo, e entender melhor suas propostas. Será que eles serão páreo para o "GTA V"? Leia nossas impressões e deixe sua opinião no final da reportagem!

Explorando a Revolução

"Assassin's Creed Unity" veste com o orgulho a responsabilidade de ser o primeiro episódio da série exclusivo para os videogames de 'nova geração', o PlayStation 4 e o Xbox One.

Bonito, vistoso, de encher os olhos mesmo, com cenários suntuosos e multidões imensas, recriando o clima de tensão que marca o período que precede a Revolução Francesa, palco histórico no qual se desenrola a história do game, protagonizada pelo novato Arno Victor Dorian.

O herói se movimenta de forma ainda mais realista e sorrateira do que nas versões anteriores e pode se esgueirar por telhados com agilidade, mas o destaque fica por conta da grande quantidade de opções para explorar.

REBELDIA!

  • Divulgação

    "Unity" não ataca sozinho: para a turma do PS3 e do X360, no dia 11 de novembro sai "Assassin's Creed Rogue", que traz uma história inédita, ambientada entre "Black Flag" e "AC III" e não terá partidas multiplayer.

Cada missão pode ser vencida de maneiras diferentes, bastando ser curioso e investigar as várias situações que o game apresenta ao início da missão.

Seu alvo murmura algo sobre encontrar um outro homem misterioso? Vamos descobrir quem ele é. O padre da catedral de Notre Dame reclama que seu molho de chaves foi roubado por fanfarrões? Ajudá-lo pode, literalmente, abrir portas para facilitar sua tarefa principal.

O poder extra do PS4 e Xone possibilita criar um verdadeiro playground para os fãs da série, muito mais elaborado e divertido do que os episódios anteriores, que contavam com missões bem lineares - que às vezes ainda eram meio falhas, como em "Assassin's Creed III".

Vale lembrar, tudo isso funcionará também em modo online, já que "Assassin's Creed Unity" permitirá que até quatro pessoas joguem juntas, em equipe, fazendo as missões da histórias.

O game chega no dia 28 de outubro, em versões para PlayStation 4, Xbox One e PC.

Nova York sitiada

Outra aposta forte da Ubi, esta para 2015, é "The Division", que leva no título o selo do falecido Tom Clancy.

O jogador controla uma espécie de guardião em uma Nova Iorque devastada por um perigoso vírus. O game acontece o tempo inteiro online, cooperando e enfrentando outras pessoas.

Com um imenso mapa de NY para explorar como bem entender, o toque especial fica por conta dos equipamentos, que podem ser personalizados em detalhes.

Conforme explicam os funcionários da Ubi demonstrando o game, as armas e outros acessórios são como cebolas. Eles não fedem, nem fazem você chorar, mas são divididos em camadas e cada uma pode ter características distintas que atendam seu estilo de jogo.

Outra promessa que "The Division" promete entregar com sucesso - ao menos bem mais do que "Watch Dogs" - é a integração com tablets.

Em uma segunda tela, vimos outra pessoa controlar um drone capaz de atrapalhar inimigos com gases venenosos, curar companheiros e ter uma visão aérea da área, boa para elaborar estratégias. Vamos esperar que isso funcione tão bem também na versão final, prevista para sair em 2015 no PS4, Xone e PC.

VEJA CENAS DE JOGO EM "THE DIVISION"

  •  

Entre corridas e elefantes

Por sua vez, "Far Cry 4" não busca ser tão inovador quanto os colegas já citados, focando em refinar a surpreendente fórmula de sucesso do episódio anterior.

As histórias não possuem laços entre si - ao menos a princípio -, mas o conceito é o mesmo: controla-se um joão ninguém que cai em um ambiente selvagem e deve aprender a manusear armas de fogo assim como instrumentos e poderes indígenas para acabar com um vilão maluco.

O palco desta vez não é uma ilha tropical, mas sim as montanhas do Himalaia, com perigosos penhascos e uma fauna local específica, que pode inclusive ser usada durante os combates, como imprevisíveis elefantes.

CONHEÇA O CENÁRIO DE "FAR CRY 4"

  •  

TRADIÇÃO NO GÊNERO

  • Divulgação

    Jogos de mundo aberto já viraram marca registrada da francesa Ubisoft. No primeiro semestre ela já colocou no mercado "Watch Dogs", um dos games do gênero mais aguardados dos últimos dois anos, e desde 2009 ela lança no mínimo um "Assassin's Creed" por ano, umas das franquias mais características do gênero. Haja 'liberdade', hein?

Ao menos no PlayStation 4, "Far Cry 4" vai apresentar um conceito inovador: a campanha principal poderá ser jogada em até duas pessoas, via online, e o segundo jogador nem precisa ter o game para isso.

Por meio do convite do primeiro usuário, o outro pode curtir o game completo por até duas horas - uma espécie de demonstração de luxo. Mas a farra não dura pra sempre, já que só é possível fazer um máximo de 10 convites.

Atuando em outra frente, esta pouco explorada pela Ubisoft, "The Crew" leva a fórmula do 'mundo aberto' para jogos de corrida.

Ousadia não faltou: o game recria de forma reduzida todo o território dos Estados Unidos. Não à toa, a história gira em torno de uma corrida de costa a costa, passando por variados terrenos pelo caminho, como disputas no asfalto das estradas, off-road, no meio do trânsito de cidades e assim por diante.

Tal qual "The Division", trata-se de um game feito principalmente para jogar online, com outros desafiantes humanos aparecendo aleatoriamente durante as partidas para ajudar ou desafiar.

"The Crew" tem estreia marcada para dia 11 de novembro em edições para PS4, Xone e PC, enquanto "Far Cry 4" chega uma semana depois, dia 18 de novembro, em versões para PS4, Xone, PC e os 'velhinhos' PlayStation 3 e Xbox 360.