Topo

"FIFA" e "PES" investem em estilos diferentes para duelo na nova geração

Claudio Prandoni

Do UOL, em Colônia

14/08/2014 13h55

Nos últimos anos, jogar os novos "FIFA" e "PES" da temporada dava a impressão de que um corria atrás do outro. Invariavelmente, novidades boas de um apareciam no ano seguinte no outro de forma mais ou menos parecidas.

Neste ano não: "FIFA 15" e "PES 2015" investem em propostas diferentes que resultam em dois ótimos jogos, mas cada um com estilo distinto e bem definido.

A soma das partes

"FIFA 15" aposta menos em 'features' inéditas com nomes de efeito e foca em pequenos ajustes que, juntos, entregam uma experiência mais divertida e satisfatória.

"Acho que a principal mudança neste ano é o quanto o jogo responde melhor", opina o produtor argentino Sebastian Enrique, um dos responsáveis pela franquia de futebol.

"Não é o tipo de coisa que dá exatamente pra dizer que é algo inédito, mas é o resultado de muitas coisas que já vínhamos fazendo, como impactos mais apurados, entre os jogadores em si e entre os pés deles com a bola, e as animações de corrida diferentes e mais rápidas. São muitos elementos que, juntos, culminam em um jogo mais preciso.

De fato, jogando algumas partidas deu pra sentir que "FIFA 15" prestigia trocas rápidas de passe e também tem espaço para boas disputas de corpo, decididas no detalhe, seja pelo pique mais rápido do jogador ou um toque refinado para afastar a bola o bastante do adversário.

  • Divulgação

    Nos consoles Xbox, "FIFA 15" terá "lendas do esporte" no popular modo Ultimate Team.

Trata-se de um futebol técnico e resolvido nos detalhes, com eventuais lampejos de velocidade no arranque de um ou outro atleta mais habilidoso.

A EA destaca bastante também a inteligência artificial dos goleiros, que foi totalmente reescrita do zero nas versões de "FIFA" para máquinas de nova geração, mas, sinceramente, não deu para sentir muita diferença. Talvez seja o tipo de elemento que brilhe mais em momentos pouco comuns, como chutes perdidos que batem e rebatem na área e morrem na rede porque o goleiro pulou totalmente errado na pelota, incapaz de calcular as rápida mudanças de trajetória.

De qualquer maneira, para a galera que ainda vai de "FIFA 15" nos 'velhos' PS3 e Xbox 360, é bom saber que o jogo ainda recebe atenção.

"Por exemplo, os novos goleiros não são algo que conseguimos fazer nessas máquinas, só no PS4 e Xone, as os ajustes nos controles, as novas animações de corrida, tudo isso está lá", explica Sebastian. "Todos os rostos escaneados de jogadores e novos estádios estarão lá também. Ou seja, no PS3 e X360 não serão versões só com atualizações de elencos e uniformes".

Um passo pra trás, dois pra frente

Por sua vez, "Pro Evolution Soccer 2015" encara uma missão mais complicada neste ano, com a dupla responsabilidade de marcar a estreia da série nos consoles de nova geração e apagar a má impressão deixada por "PES 2014" - que a própria Konami admite que não ficou muito bom e saiu antes do que devia.

Em testes feitos em uma versão com cerca de 80% do desenvolvimento completo, o resultado é animador. "PES 2015" não se trata de uma revolução ou reinvenção, mas sim de um confortável retorno às origens. A impressão é de se jogar uma versão aprimorada do divertido e competente "PES 2013".

Mais à vontade com o poder extra do PS4 e Xbox One, a Fox Engine dispensa erros bisonhos de animação e falhas na inteligência artificial. Ainda há, é verdade, muitas arestas para polir no visual, mas muito disso fica reservado aos replays, onde a sensação de estranhamento atrapalha muito menos do que zagueiros batendo cabeça durante um ataque do oponente.

  • Divulgação

    O alemão Mario Götze será a estrela da capa de "PES 2015" em todo o mundo.

Rodando liso, a prováveis 60 frames por segundo ou quase isso, o jogo rola rápido, com toques rápidos e arranques constantes, sem ficar desequilibrado. Não se trata da volta do 'cara que corre e dribla o time inteiro', mas sim de uma partida intensa em que oportunidades aparecem com frequência.

Em contrapartida, faltam dribles e domínios de bola mais arrojados, disputas de bola tão detalhadas como em "FIFA 15" ou ajustes e novidades nos modos de chute e passe manual. Preço justo: "PES 2015" joga seguro investindo menos em novidades e focando em apresentar uma experiência enxuta, mas extremamente polida, mesmo que isso leve mais tempo. Neste ano, "PES" sai apenas em novembro, quase dois meses após "FIFA".

Em tempo, um elemento que parece brilhar ainda mais na nova geração é o Player ID, no qual movimentos e trejeitos de jogadores são recriados no game. Em "PES 2015", parece que isso foi levado até para a atuação em campo: em certa partida, jogando com o Brasil, reparei que o zagueiro David Luiz subia constantemente para o ataque enquanto o goleirão Júlio César, bem, se atrapalhava um bocado com bolas aéreas.

Em outro momento, com a Alemanha, o goleiro Neuer saiu correndo, como bom líbero que é, para cortar a investida de um ataque que vinha em velocidade - um movimento que geralmente exige que o jogador no controle mande o atleta fazer, mas que o arqueiro alemão fez por conta própria, como também acontece na vida real.

E a questão dos times brasileiros no "PES 2015", como fica? Segundo Tim Blair, gerente de marca da série, todas as licenças presentes em "PES", incluindo times e estádios, devem ser esclarecidas até o final de setembro, quando deve acabar o desenvolvimento do jogo.

Aliás, neste ano nada de capa especial para Brasil ou América Latina: o alemão Mario Götze será a estrela solitária e global de "PES 2015". "Ficamos até preocupados com o Brasil de colocar o Götze na capa, por causa do 7 a 1, mas fizemos alguns testes e descobrimos que os brasileiros na verdade gostam dele, alguns até chamaram ele de 'Götzinho'. Acho que o gol contra a Argentina ajudou", contou Tim Blair.

Apito final

Mas e aí, qual deles é melhor? Sinceramente, a estreia da clássica disputa nos consoles de nova geração já começa de forma interessante, com as duas séries prometendo ótimas apresentações, mas sem uma superar a outra.

No final das contas, neste ano mais do que nunca, a decisão por "FIFA 15" ou "PES 2015" vai pesar mais pela sua preferência pessoal e pelos amigos com quem você quer jogar contra.

"FIFA 15" sai em 23 de setembro para PC, PS4, Xbox One, X360 e PS3. Para as mesmas plataformas, "PES 2015" sai em 11 de novembro.