Topo

Produtor de "FIFA" diz que série pode evoluir muito no eSport

Claudio Prandoni

Do UOL, em Colônia

14/08/2014 11h48

Convenhamos: a cada ano que passa é mais difícil ver as diferenças entre uma edição nova de "FIFA" e a do ano anterior.

Mesmo olhos apurados e dedos treinados exigem certo tempo para ver as mínimas melhorias e mudanças de uma versão para a outra.

Felizmente, a equipe de produção do game na EA Canada já busca elementos menos explorados na franquia para evoluir no futuro, como ferramentas de suporte ao eSport.

Não que "FIFA" não tenha presença neste universo, já que conta até com a "FIFA Interactive World Cup", uma competição global, mas está longe da organização e assiduidade de jogos mais badalados no momento.

"Com certeza o eSport é uma área na qual 'FIFA' pode crescer. É um assunto que vem evoluindo bastante nos últimos tempos. Na China já é algo espetacular para jogos como 'Dota', 'StarCraft' e 'League of Legends'", contou ao UOL Jogos o argentino Sebastian Enrique, um dos produtores da série.

"Pessoalmente, sou muito interessado no assunto. Estamos sempre olhando que ferramentas as pessoas gostariam de usar em termos de e-sport e 'FIFA'. Por exemplo, sei que muita gente gostaria de poder fazer transmissões direto do jogo, mas ao menos são recursos que o próprio PS4 e o Xbox One já oferecem".

Ainda é cedo

Apesar do interesse de Enrique no assunto, ainda não é hora de ficar ansioso pelas eventuais ferramentas de competição profissional de "FIFA".

"Não há nada especial que estejamos fazendo no momento focando a comunidade de e-sport, mas é algo que quero pesquisar mais. Converso bastante com jogadores profissionais de 'FIFA', vou a diferentes campeonatos para ver o que os organizadores precisam... estamos sempre de olho para ver o que é mais importante".

Com narração e comentários em português de Tiago Leifert e Caio Ribeiro - mas agora sem times brasileiros - "FIFA 15" sai no dia 23 de setembro para PlayStation 4, Xbox One, PS3, X360 e PC.

VEJA TRAILER DE "FIFA 15" DA GAMESCOM 2014

  •