Topo

iOS, Android ou Windows Phone? Investigamos qual é o melhor para jogos

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

18/08/2014 16h42

Para quem joga bastante no celular, optar por um sistema operacional específico pode ser tão difícil quanto escolher entre um Xbox One e um PlayStation 4.

Apesar de terem formatos bem parecidos, os aparelhos de hoje em dia são muito diferentes em termos de funcionamento. Enquanto a Apple 'cerca' seu ecossistema para oferecer uma experiência mais focada, celulares e tablets Android apostam na variedade e na liberdade de personalização. Correndo por fora, dispositivos Windows Phone têm como trunfo seu levíssimo sistema operacional.

Qual é o melhor sistema para jogos? A discussão é complexa e polêmica, e certamente não terá uma resposta definitiva tão cedo. Mas o UOL Jogos decidiu investigar o assunto e perguntar aos próprios usuários quais as vantagens e desvantagens de cada sistema.

A AppStore tem a maior seleção de jogos de todos os sistemas operacionais mobile. A variedade de ofertas é o principal ponto positivo do iOS para jogos.
Exclusivo para aparelhos Apple, o sistema iOS está disponível apenas para uma linha limitada de aparelhos. A falta de opções em termos de formato é um ponto negativo.

"Não me lembro de ficar interessado em algum jogo de celular e não encontrar ele na AppStore", diz o estudante de arquitetura Rodolfo Silva, 22. "Meu iPhone roda o que tem de melhor por aí. Mesmo jogos que saem primeiro para Android eventualmente aparecem para iOS".

O grande trunfo do sistema iOS perante a concorrência é a quantidade de jogos disponíveis na AppStore. Lançada primeiro, a loja online de aplicativos ainda é a principal vitrine para games do formato, apesar de já existirem uma série de alternativas em outros sistemas operacionais. Os aparelhos da Apple são os únicos capazes de rodar os cinco títulos selecionados por UOL Jogos como os melhores jogos mobile de 2013.

"É bem normal eu falar para meus amigos de algum jogo que estou curtindo e eles ficarem só na vontade porque não têm iPhone", afirma Murilo Costa, 25, que é técnico de informática. A maior parte da memória de seu iPhone 5C é ocupada por games.

Mas iPhones e iPads não agradam a todos. "O problema do iOS é que ele é um sistema exclusivo da Apple. Quem não gosta da interface, da aparência do aparelho ou da falta de alguma função específica não tem muitas opções. Nisso, o Android é melhor", explica Murilo.

A enorme variedade de aparelhos Android existentes permite que usuários optem por celulares ou tablets que se encaixem perfeitamente em seus orçamentos e preferências.
Ainda existem muitos games bons de iOS que nunca chegam ao Android, e outros que só aparecem após meses de atraso. Até mesmo grandes títulos, como "Plants Vs. Zombies 2" e "Cut the Rope 2", são exemplos.

A enorme quantidade de fabricantes diferentes que criam celulares e tablets Android todos os anos significa que consumidores não sofrem com falta de opção na hora de escolher um aparelho novo.

"O jogador casual, que se satisfaz com um 'Candy Crush' da vida, pode ir na loja e comprar um celular Android bem barato para rodar esses jogos mais simples. Enquanto isso, os que gostam de jogar algo com gráficos mais bonitos pode desembolsar mais e pegar um modelo avançado", diz o estudante Eduardo Aguiar, 19. "Nenhum outro sistema operacional oferece essa flexibilidade".

Hoje em dia, a maior parte dos jogos que saem para iOS aparecem também na loja Google Play. Mas ainda existe uma discrepância nos tamanhos das bibliotecas de games disponíveis. O motivo? Apesar de celulares Android corresponderem a 78% do mercado mundial, usuários do sistema gastam com jogos apenas metade do que gastam os donos de iPhones - que são apenas 18% da indústria. Os dados são da firma de inteligência industrial IDC.

"Meu Galaxy S4 não perde em nada em termos de performance para o iPhone. O Android pode não ter um ou outro jogo, mas os que ele tem são suficiente para me divertir", conclui Eduardo.

O sistema operacional mais leve do mercado garante que até mesmo celulares com pouco poder sejam capazes de rodar bem games mais complexos.
Perto dos sistemas concorrentes, o Windows Phone oferece muito pouco em termos de variedade de jogos. Os títulos que são lançados para o formato normalmente chegam com algum atraso.

O sistema de celulares Windows é um distante terceiro lugar na corrida pela preferência dos gamers. Apesar de ser compatível com a rede Xbox Live, tão popular nos consoles de mesa da Microsoft, o formato nunca atraiu a atenção da maioria esmagadora das produtoras. Quem tem Windows Phone não tem muitas opções na hora de baixar um jogo novo.

"Eu tento não acompanhar muito os lançamentos de iOS e Android porque sei que a maioria deles nunca vai rodar no meu Lumia 720", diz o técnico de informática Marcos Fernandez, 26. "Mas gosto do sistema porque ele é muito leve. Os jogos que eu tenho, ele roda muito bem, apesar do hardware ser bem modesto".

Algumas produtoras, como a Gameloft e a Ubisoft, costumam lançar seus games para Windows Phone com algum atraso. O sistema não tem um catálogo variado o suficiente para ser considerado um concorrente a altura de iOS ou Android, mas não chega a ser completamente ignorado.