Topo

Impressões: Fidelidade visual e rivalidades históricas marcam "WWE 2K15"

Victor Ferreira

Do Gamehall, em Los Angeles*

20/08/2014 16h30

Após a falência da THQ, diversas franquias sob seu controle foram lançadas ao vento. Entre elas estava a popular marca de "pro-wrestling" World Wrestling Entertainment, a WWE, adquirida pela 2K Games que, entre outros títulos de sucesso, é responsável pela popular série de basquete "NBA 2K".

O primeiro jogo lançado após a aquisição, "WWE 2K14", não foi de responsabilidade total da nova publisher, tendo ainda alguns toques da THQ. O resultado final foi um game sem grandes mudanças na jogabilidade (e respectivas falhas), mas com uma chamativa modalidade que relembra os principais embates do Wrestlemania - principal evento do WWE.

Agora, com uma nova geração de consoles, a produtora Visual Concepts - em conjunto com a Yuke’s, que trabalha em jogos da franquia desde 2000 - quer demonstrar o mesmo nível de dedicação visual visto em "NBA 2K", enquanto procura celebrar algumas das maiores rivalidades entre lutadores nos últimos anos com "WWE 2K15".

UOL Jogos testou "WWE 2K15" em um evento da 2K nos EUA. As impressões iniciais mostram promessa, mas ainda indicam pontos que precisam de melhoras.

Dando a cara à tapa

A mudança mais significativa entre "WWE 2K15" - ao menos no PlayStation 4 e Xbox One - é a modelagem dos lutadores e ambientações. Utilizando o mesmo método de captura de “NBA 2K”, a Visual Concepts conseguiu recriar com fidelidade as expressões faciais dos wrestlers, tanto figuras atuais como Daniel Bryan quanto lendas como Hulk Hogan e "Stone Cold" Steve Austin.

O WWE também entregou um ringue para o estúdio simular suas propriedades mais fielmente durante os embates, e os resultados são visíveis: Ao invés de balançar loucamente quando tocadas, como em seu predecessor, as cordas reagem mais naturalmente ao entrar em contato com os lutadores.

A 2K Games procurou utilizar os próprios wrestlers para captura de movimentos, como foi o caso de Claudio Castagnoli, mais conhecido como Cesaro. "Eu fiz todos os meus movimentos com um outro cara [também] vestindo uma roupa de captura de movimentos", diz o lutador. "Este ano é a primeira vez que faço os meus próprios movimentos, para que meu personagem seja mais realista no jogo".

Porém, segundo o próprio produtor executivo do jogo, Mark Little, nem todos os membros do elenco puderam recriar sua movimentação em "WWE 2K15". "Vamos ver se a Stephanie pode nos ajudar no ano que vem", disse Little durante a apresentação do jogo à imprensa, em referência à Stephanie McMahon, gerente da marca WWE e filha do chefão da empresa, o icônico Vince McMahon.

Infelizmente a edição deste ano não terá suporte para menus e legendas em português, segundo Little, que cita o foco em trazer o jogo para os novos consoles e a "expansão do suporte e distribuição" do game como prioridades. O produtor não indicou a UOL Jogos se há planos para implementação do idioma em jogos futuros.

Little também declarou que as versões da nova e velha geração são "dois jogos completamente diferentes", com o game de Xbox 360 e PS3 sendo desenvolvido com uma versão “aprimorada” do motor gráfico de "WWE 2K14", enquanto o estúdio criou uma engine completamente nova para PS4 e Xbox One.

Entre ganchos e correntes

A versão de "WWE 2K15" testada por UOL Jogos (rodando em um PlayStation 4) mantém a mesma movimentação e controles básicos do predecessor, mas também procura criar etapas para cada combate, o que Little descreveu como "contar uma história".

Na primeira fase das lutas, agarrar o oponente dá início ao chamado "chain wrestling", em que ambos os lutadores escolhem uma chave para prender o adversário, com um sistema similar ao "pedra, papel e tesoura". A partir daí, cada lutador deve atacar ou contra-atacar o mais rápido possível encontrando o ponto certo do analógico direito.

A interface do usuário também recebeu uma modificação, com a energia de cada lutador sendo mostrada na parte de baixo da tela. A 2K incluiu uma barra de vigor, o que cria um elemento de estratégia - caso caia na porrada com seu oponente sem pausa para recuperar o fôlego, é possível ser dominado mais facilmente nas fases finais, mesmo contra um lutador mais detonado.

O desgaste físico dos competidores também foi retrabalhado: Agora, ao invés de ficar caído e sem reação durante alguns segundos, é possível tentar se reerguer utilizando o próprio ringue, desde as cordas até seus cantos.

De resto, o estilo do combate usa o mesmo modelo "WWE 2K14", procurando derrubar oponentes de forma consistente até poder aplicar golpes especiais e finalizadores, tentando acabar com a luta em geral por submissão ou imobilização. As mudanças podem render a fãs que querem ver uma mudança no estilo da franquia, mas há de se ver se é possível atrair um novo público.

  • Mesmo fora da companhia desde o início do ano, o rebelde CM Punk ainda será figura de destaque em "WWE 2K15"

Gigantes do ringue

Como na edição anterior, "WWE 2K15" terá um tema principal que celebrará o histórico da companhia: No último ano, foi criado uma campanha ao redor dos principais embates de seu principal evento, o Wrestlemania, em comemoração a sua trigésima edição. Agora, com o chamado 2K Showcase, jogadores terão oportunidades de reviver as rivalidades que tomaram os ringues.

Os dois embates anunciados marcam duas eras da companhia: O primeiro ocorreu há mais de uma década, entre Shawn Michaels e HHH, então grandes amigos e membros do grupo D-Generation X (ah, os anos 90).

Já o segundo e mais recente envolve o maior astro da atualidade no WWE, John Cena, com o franco e alternativo wrestler CM Punk, que ganhou fama fora do círculo de luta livre após um desabafo sobre os problemas da companhia durante uma transmissão ao vivo.

"Uma das razões de criar o 2K Showcase é porque queremos ter a oportunidade de contar histórias únicas no universo do WWE", explicou Mark Little. "Uma das grandes coisas de trabalhar em um jogo do WWE é que há tantas histórias ricas em seu passado."

"O que é para nós é uma plataforma para rever e reviver estes grandes momentos num estilo meio documentário, te trazendo de volta para estes pontos históricos”, disse Little.

Na versão teste, a 2K disponibilizou o primeiro embate entre Cena e Punk, com um clipe explorando as origens e o que está em jogo para os oponentes. Como nas lutas do Wrestlemania de “WWE 2K14”, há objetivos especiais que procuram recriar os momentos emblemáticos da luta.

Infelizmente, alguns bugs atrapalharam a experiência completa, mais notável a impossibilidade de dar um golpe especial de CM Punk que marca um objetivo específico, e a incessante repetição de frases dos comentaristas. Por enquanto os problemas são perdoáveis por não ser a versão de lançamento, mas não diminuem a frustração.

O jogo também terá um modo Carreira, que levará um personagem criado pelo jogador do centro de treinamento até seu lugar no Hall da Fama do WWE. Por enquanto, porém, a 2K Games não entrou em maiores detalhes

Nova ordem

Agora que a 2K Games tem os direitos da franquia, Little declarou que há diversos planos para seguir a partir daqui, desde o conteúdo extra - cujos detalhes deixou vago - até próximas edições, em especial o próprio 2K Showcase.

Por enquanto, porém, a produtora quer manter foco no histórico do próprio WWE, preferindo deixar outras marcas do passado da empresa - como os antigos rivais nos anos 90 WCW e ECW, cujas fitas e direitos agora pertencem à companhia de McMahon - para um futuro mais distante. “Acho que há muitas coisas interessantes que podem ser feitas com esta licença”, declarou Little.

Por enquanto, porém, jogadores terão a oportunidade de conhecer ou reviver o passado do WWE em 31 de outubro, data em que "WWE 2K15" sai para PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.

*O jornalista viajou a convite da 2K Games.

VEJA SESSÃO DE FOTOS PARA CAPA DE "WWE 2K15"

  •