Topo

Para produtor, vocação de "Evolve" para eSport foi um 'acidente feliz'

Claudio Prandoni

Do UOL, em Colônia

20/08/2014 14h02

Depois de cair no gosto de crítica e público tanto na E3 quanto na Gamescom, eventos em que faturou 'só' o prêmio de melhor jogo do evento, "Evolve" pode no futuro tentar conquistar também a comunidade do eSport.

"Pra nós, 'Evolve' começou apenas como um projeto de um game que a gente gostaria de jogar e o eSport acabou sendo um 'acidente feliz'", conta o produtor Phil Robb em entrevista exclusiva ao UOL Jogos.

"Começamos a perceber isso pelas reações das pessoas na E3. Vimos um monte de gente ao redor do estande, acompanhando as partidas, enquanto dois narradores faziam comentários".

De fato, o 'teste' foi repetido na conferência pré-Gamescom da Microsoft, em que a apresentação de "Evolve" consistiu de trechos rápidos de uma disputa narrados por dois comentaristas eSport.

MELHOR DO SHOW

  • Divulgação

    "Evolve" foi eleito o melhor jogo da Gamescom 2014, principal evento de jogos da Europa

Mesmo com essa vocação descoberta, o estúdio Turtle Rock ainda não planeja colocar no game ferramentas e opções específicas para disputas profissionais.

"Nosso foco está em terminar o desenvolvimento de 'Evolve'", explica Robb.

"Sem contar que muitas das principais ferramentas já estão disponíveis para qualquer um baixar, então preferimos ficar de olho, ver o que a comunidade realmente precisa que ainda não foi lançado e que a gente pode ajudar".

Será que no futuro veremos pro players de "Evolve" competindo entre si, com suas equipes de caçadores e estratégias para jogar com os monstros?

Tudo aponta que sim. Tanto para quem joga quanto para quem assiste as partidas de "Evolve" são divertidas e emocionantes e é possível notar claramente que os dois lados precisam de estratégias bem definidas para vencer.

Com os produtores de olho no agitado mundo do eSport e a boa recepção das pessoas ao game, parece que os ingredientes certos estão juntos para uma nova competição de sucesso no futuro.

VEJA DEMO DE "EVOLVE" EM TRAILER DA GAMESCOM

  •  

Inspiração em Hollywood

Desde que foi revelado em janeiro deste ano, "Evolve" tem chamado atenção principalmente por sua inusitada mecânica: um time de quatro pessoas, cada uma com habilidades específicas, enfrenta um monstro gigante e todo mundo - inclusive a criatura - é controlado por uma pessoa.

Mas como surgiu essa ideia?

"Buscamos inspiração em vários lugares e acho que a fonte mais direta são os filmes. Em 'Evolve' tentamos recriar a sensação de tensão de filmes como 'Predador' e 'King Kong'", conta o produtor Phil Robb.

"Mas pra mostrar como a inspiração vem de vários lugares, outro momento que ajudou a criar "Evolve" foi uma conversa que estávamos tendo durante um almoço sobre por que há pessoas que gostam tanto de 'Deer Hunter'.

Sabe, eu sou da Pensilvânia, sou de uma família de caçadores e entendo o apelo de estar no meio da natureza e tal, mas nunca entendi como 'Deer Hunter' poderia ser divertido.

Daí começamos a pensar: o que poderíamos colocar em 'Deer Hunter' para torná-lo divertido?

Pensamos que seria bacana se a caça também pudesse atacar os caçadores e daí a ideia engrenou. Claro, rapidamente chegamos na ideia de caçar monstros alienígenas gigantes".

"Evolve" sai em fevereiro de 2015 para PC, PlayStation 4 e Xbox One. O game terá um período de teste beta no console da Microsoft em janeiro.