Topo

Controle para celular da Samsung funciona, mas tem poucos jogos compatíveis

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

21/08/2014 15h39

O argumento de que jogar no celular é ruim por ele não ter botões já não vale mais.

Tentando agradar um público de jogadores mobile que não para de crescer, fabricantes de smartphones começaram a lançar nos últimos anos controles para os aparelhos. Com formatos conhecidos, eles permitem que jogos como shooters sejam aproveitados de uma maneira mais tradicional, sem que botões virtuais e dedos na tela atrapalhem parte da ação.

Ainda são poucos os modelos de controles para celulares disponíveis no Brasil. O Samsung Smartphone GamePad, feito para celulares da linha Galaxy mas compatível com outros aparelhos Android, é um deles.

Vendido a um preço sugerido de R$ 450, o acessório tem dois gatilhos laterais, quatro botões de ação, dois direcionais analógicos e um d-pad circular, mais botões Play, Start e Select. Sua parte superior esconde um encaixe onde o celular pode ser acoplado. Ele tem duas borrachas que ajudam a mantê-lo preso às mãos, mas não tem empunhaduras.

  • O acessório também suporta tablets, mas seu encaixe é exclusivo para celulares

Em uso, o GamePad não se compara a controles como o DualShock 4 ou ao do Xbox One, mas funciona. Alguns jogos testados, como "Asphalt 8", "Modern Combat 4" e "Meltdown", funcionam muito melhor em seus botões do que na tela sensível ao toque.

Seu principal ponto negativo está no formato dos direcionais analógicos. Baixos e sem muito suporte ao dedos, eles parecem travar em momentos, e escorregam do toque em outros. O posicionamento estranho dos botões Start e Select também atrapalha. Felizmente, com algumas horas de uso vem o costume, e esses problemas tornam-se menos gritantes.

APENAS SAMSUNG?

  • Oficialmente, apenas celulares e tablets Samsung são compatíveis com o acessório. Outros aparelhos Android só oferecem suporte ao controle no caso de alguns jogos.

Apesar de vários acessórios como o GamePad já existirem nos EUA, sua penetração de mercado ainda é muito pequena. Assim, poucos são os estúdios que se dão ao trabalho de incluir suporte a controles em seus jogos. Através do aplicativo S Console, fãs têm acesso a cerca de 100 games compatíveis com o GamePad - número muito pequeno perto da quantidade de títulos disponível pela loja Google Play, e que fica ainda menor por causa de exemplos como "Angry Birds Go!".

O jogo de corrida da Rovio se diz compatível com o controle, mas sequer permite que os menus sejam manipulados pelos botões. Habilidades especiais e outros comandos só podem ser ativados por meio da tela sensível ao toque. Outros jogos pedem o uso dos botões L2 e R2, que não existem no GamePad.

A relação entre preço cobrado e jogos compatíveis não faz do Samsung Smartphone GamePad um bom investimento. Mas o fato de que games que oferecem suporte ao acessório funcionam muito bem mostra que controles para celulares podem crescer em importância no futuro.