Topo

Jogamos: "Lords of the Fallen" é desafiador pelos motivos errados

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

21/08/2014 17h12

Produzido pela estreante CI Games e distribuído pela Bandai Namco, "Lords of the Fallen" não esconde a inspiração em outro game da publisher japonesa, o bem conhecido RPG "Dark Souls".

E isso não é ruim: os "Dark Souls" (e o antecessor "Demon's Souls") são ótimos jogos e provaram que um game atual pode sim ser desafiador e cheio de mistérios. É natural que outros jogos sejam inspirados por esses clássicos 'cult'. Existe um público para esse tipo de game, certo?

Certo. Mas não basta "Lords of the Fallen" oferecer cenários de fantasia gótica, monstros disformes dignos de pesadelos e heróis com armaduras enormes e rebuscadas, como se tivessem saído diretamente da capa de uma antiga "Heavy Metal" para atrair os fãs de RPG 'hardcore'.

É preciso oferecer desafio

UOL Jogos experimentou "Lords of the Fallen" em um evento da Bandai Namco em São Paulo e o game parece estar no caminho, mas ainda há muitas pontas que precisam ser aparadas antes do lançamento.

A demo que jogamos se passava cerca de 1h depois do início do jogo. O herói Harkyn estava equipado com uma espada e um escudo, mas era possível alterar para outras combinações (marreta gigante, cajado, duas adagas e assim por diante).

A fase se passava em um castelo apinhado de monstros. Criaturas demoníacas que cambaleavam pelos corredores, com uma língua comprida de fora e garras prontas para atacar assim que Harkyn estivesse ao alcance. Não bastassem os golpes implacáveis, um descuido era o bastante para ser agarrado por um desses monstros e ter a vida sugada.

Sozinhos ou em duplas, os demônios não deram trabalho: assim como em "Dark Souls", era só uma questão de 'timing'. Espere o monstro se aproximar, bloqueie o ataque ou role ao redor dele numa cambalhota e golpeie de volta. Repita até matar o inimigo.

Alguns poucos golpes depois, Harkyn está até uma área aberta, onde umas tábuas de madeira (mal) escondem um fosso no chão. Vindo de um corredor adiante, um monstro enorme, trajando armadura pesada, avança em direção ao herói.

Esperto, Harkyn se posiciona atrás das tábuas, que quebram com o peso do inimigo. A criatura despenca para a morte. É um método rápido e brutal, mas como o monstro não grita nem se desespera com o fim, a cena acaba sem a satisfação da vitória.

VEJA TRECHOS DE JOGO DE "LORDS OF THE FALLEN"

  •  

Outras criaturas e situações de combate surgiram pela frente, em escadarias e masmorras apertadas. Monstros emboscaram o herói mais de uma vez e permanecer vivo se mostrou um desafio e tanto: assim como em "Dark Souls", é preciso resistir à frustração para se divertir com "Lords of the Fallen".

Porém, diferente do jogo da From Software, "Lords of the Fallen" parece desafiador pelos motivos errados. A movimentação do protagonista é no mínimo esquisita: rola um pequeno atraso entre o comando e a ação. Para piorar, a armadura de Harkyn é cheia de penduricalhos que dificultam visualizar o movimento do personagem.

A câmera também não ajuda. Depois de algumas rolagens em um corredor apertado, tanto Harkyn quanto o monstro mais próximo sumiam de vista. Com muita sorte, dava para se posicionar de volta em um local visível antes que o personagem encontra-se o fim nas garras do inimigo.

Para jogar com calma

Justiça seja feita, não dá para formar uma opinião completa sobre "Lords of the Fallen" jogando uma demonstração de poucos minutos, em uma parte avançada da aventura. O jogo da CI Games é cheio de minúcias, com árvores de habilidades e sistemas que requerem estudo e atenção.

O mesmo vale para a ação: pela aparência brutamontes de Harkyn, você pode imaginar que bater forte e rápido nos inimigos é a melhor opção. Se a demo testada em São Paulo servir de base, é sempre melhor estudar os oponentes e memorizar seus movimentos, posição e a melhor forma de usar o cenário contra eles.

"Lords of the Fallen" é um RPG de ação muito bonito, embora às vezes o excesso de detalhes gráficos nos trajes do protagonista atrapalhem. Também é um jogo desafiador e cheio de segredos, excelente para aqueles que não resistem ao convite para explorar uma masmorra e encarar monstrengos em batalhas sangrentas.

O jogo não faz da dificuldade elevada uma muleta. "Lords of the Fallen" parece ser capaz de entreter o jogador por um bom tempo, mas ainda precisa afiar melhor as lâminas (e as arestas) se quer alcançar a mesma qualidade de "Dark Souls".

"Lords of the Fallen" sai em 31 de outubro para PC, PS4 e Xbox One.