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Fãs citam o bom e o ruim de "Chaos Online"; MOBA dará R$ 100 mil em torneio

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

22/08/2014 18h36

Em meio a tantas discussões sobre "League of Legends" e "Dota 2" - dois dos games online mais jogados do momento -, é fácil esquecer que existem dezenas de MOBAs diferentes por aí. E muitos deles fazem sucesso e prosperam, mesmo sem chegar perto da popularidade dos gigantes do gênero.

Lançado em maio no Brasil, "Chaos Online" tenta conquistar parte desse grande público. Com atualizações quinzenais e a promessa de um campeonato no Brasil Game Show que distribuirá R$ 100 mil em prêmios, a Ongame mostra que está interessada em dar mais visibilidade ao seu jogo. Mas será que ele é bom suficiente para bater de frente com a concorrência?

MOBA diferente

Para Igor Vasconcelos, que joga e narra partidas de "Chaos Online", o game se destaca por oferecer uma experiência diferente da vista em "LoL" e "Dota 2". "O jogo proporciona um olhar diferente sobre o estilo de jogo estratégico", explica. "Não basta entrar nas batalhas coletivas corretamente para vencer - é preciso controlar o ritmo e a duração delas".

INSCREVA-SE PARA O CAMPEONATO

  • O primeiro campeonato brasileiro de "Chaos Online" terá três etapas, das quais duas serão online e a última será realizada durante o Brasil Game Show. O total de premiação do torneio será R$ 100 mil. Fãs podem inscrever seus times na disputa clicando aqui.

Em diferentes mapas de jogo, os fãs de "Chaos" devem enfrentar seus oponentes em várias rotas. Muitas das regras de "LoL" e "Dota 2" são recriadas nas partidas, como a existência de 'minions' e torres controladas automaticamente pelo computador, que servem para conter o avanço do time inimigo. Por outro lado, elementos únicos como a contagem regressiva, que limita o tempo das disputas, deixam a ação bem diferente.

"O diferencial mais interessante é o foco na ofensividade", afirma Igor. "Não é preciso uma fase de rotas prolongada e morna para que os times construam suas vantagens sobre os adversários. Buscar o ataque desde o começo pode garantir a vitória".

ASSISTA AO TRAILER DE "CHAOS ONLINE"

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Correções

Em um teste do UOL Jogos, a maior dificuldade com "Chaos Online" foi encontrar partidas que aceitassem iniciantes e fossem disputadas apenas por jogadores humanos. Além disso, a presença de alguns efeitos sonoros e modelos de personagens muito parecidos com os de "Warcraft III" causaram estranheza.

O estudante Jonathan Batista também observou algumas questões mal resolvidas no jogo. "Meu maior problema com o 'Chaos' é a interface confusa. São muitos botões em todas as telas", diz o jovem, que também joga "League of Legends". "No geral, ele funciona bem. Acho apenas que falta um pouco de atenção com o equilíbrio da força dos personagens".

"Existe um descompasso entre os tempos de resfriamento de habilidades e itens, e a duração geral dos embates", concorda Igor. "É preciso equilibrar os tempos do jogo. Do contrário, as lutas demoram mais do que devem".

O equilíbrio entre os personagens é um dos elementos mais importantes de qualquer MOBA competitivo, e ele nasce do feedback dos jogadores. "Alguns heróis tem habilidades 'finais' muito mais fortes que outros, e com tempos de resfriamento muito baixos", diz Jonathan. "Acredito que o que resolve isso é o envolvimento da comunidade. Espero que, quando mais pessoas começarem a jogar, esses problemas serão resolvidos".