Topo

De "Alien" a "Silent Hills", veja os jogos que promovem a volta do terror

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

25/08/2014 18h58

Nos últimos anos da geração PS3 e Xbox 360, o gênero de terror era dado como morto, ou quase isso. Mas assim como os mortos-vivos se levantam do túmulo, os games de terror estão na iminência de um 'revival'.

A Gamescom 2014, principal feira de jogos da Europa, teve entre seus destaques ao menos 4 jogos do gênero: "Alien: Isolation", "The Evil Withim", "Until Dawn" e "Silent Hills".

Assim como "Silent Hills", duas franquias consagradas buscam um retorno às origens aterrorizantes: "Resident Evil" e "Alone in the Dark", cada um ao seu modo.

Enquanto a Capcom parte para uma remasterização em alta definição do clássico "Resident" do Game Cube, a Atari busca um 'reboot' de "Alone in the Dark", série clássica que passou por maus momentos nos últimos anos.

Veja a seguir as principais apostas para a revitalização do terror nos games:

  • Divulgação

    "Isolation" tenta recriar o horror do "Alien" original do cinema com monstro implacável

Alien: Isolation
Creative Assembly | Sega
PC, PS3, PS4, X360, XBO | 07/10/2014

"Isolation" tem a dupla missão de apagar a imagem negativa de "Aliens: Colonial Marines" (da Gearbox, de "Borderlands") e restaurar o nome "Alien" como algo a ser temido pelos fãs dos games. Para isso, a Creative Assembly se vale da ambientação setentista do filme original e da fragilidade da protagonista: se o Alien avistar você durante a partida, desista, seu personagem está morto.

Passando-se entre o primeiro e segundo filme, o jogo é protagonizado por Amanda, filha da heroína Ellen Ripley, que procura indícios do paradeiro da mãe. Na aventura, há apenas um Alien na nave, exatamente como no filme "Alien: O Oitavo Passageiro".

  • Divulgação

    O "Alone in the Dark" de 2008 arranhou a imagem da franquia clássica da Atari

Alone in the Dark: Illumination
Pure FPS | Atari
PC | 2014

Outro game que precisa superar a impressão negativa de títulos recentes, "Alone in the Dark: Illumination" é um reboot da franquia de terror da Atari. Além do título e da produção aos cuidados da Pure FPS (da qual praticamente não há informações), nada se sabe. O comunicado oficial da Atari diz que "Illumination" é uma "reimaginação" da franquia de terror.

Mais detalhes sobre o novo "Alone in the Dark" serão divulgados na PAX Prime, feira de jogos que começa nesta sexta-feira (29) nos EUA.

  • Divulgação

    "The Evil Within" não esconde a inspiração nos primeiros "Resident Evil" e "Silent Hill"

The Evil Within
Tango Gameworks | Bethesda
PC, PS3, PS4, X360, XBO | 14/10/2014

Criação de Shinji Mikami (um dos mestres dos games de terror), "The Evil Within" conta a história do detetive Sebastian Castellanos, que após investigar o desaparecimento de policiais em um hospício, acaba acordando em um mundo tomado por criaturas monstruosas.

O jogo tenta balancear a sensação de insegurança e terror de antigos clássicos dos 'survival horror' - como os “Resident Evil” originais e a série "Silent Hill" - com o combate similar ao de “Resident Evil 4”: o jogador usa diversas armas, mas com um viés mais estratégico. Para eliminar os zumbis permanentemente, por exemplo, é preciso não apenas mandar bala nas criaturas, como também queimar os restos mortais.

  • Divulgação

    Típico terror nipônico, "Fatal Frame" não tem previsão para sair no ocidente

Fatal Frame
Koei Tecmo | Nintendo
Wii U | 27/09/2014 (JP)

Anunciado apenas para o Japão,  "Zero: Nuregarasu no Miku" - traduzido livremente para o inglês como "Fatal Frame: The Black-Haired Shrine Maiden" - terá como protagonista Yuuri Kozukata, uma jovem paranormal capaz de ver o mundo espiritual, e até trazer entidades para o mundo dos vivos.

Exclusivo para o Wii U, o próximo "Fatal Frame" usará o controle GamePad como câmera, com a telinha revelando segredos e espíritos que não aparecem na televisão. Você vai usar o GamePad para encontrar os fantasmas e também para lidar com eles.

  • Divulgação

    O "REmake" do Game Cube é considerado a versão definitiva do "Resident Evil" original

Resident Evil HD Remaster
Capcom | Capcom
PC, PS3, PS4, X360, XBO | 2015

Sonho antigo de fãs de "Resident Evil" que não tiveram um Game Cube, o remake do "Resident Evil" original chegará em 2015 para outras plataformas. Além dos gráficos em alta definição, o jogo conta com um sistema de controle alternativo, mais próximo do estilo dos games atuais. Você pode jogar com o controle "tanque de guerra", se preferir.

O "Resident Evil" de GC nclui diversas novidades em relação ao título original do primeiro PlayStation. Além de gráficos totalmente refeitos, há novas áreas na mansão e inimigos, como os Crimson Heads, zumbis vermelhos que revivem algum tempo depois de abatidos.

  • Divulgação

    "Until Dawn" é inspirado por filmes de terror adolescente como "Sexta-Feira 13"

Until Dawn
Supermassive Games | Sony CEA
PS4 | 2015

Quando foi exibido pela primeira vez, "Until Dawn" era um game de PS3 com temática "madura" que usaria o PlayStation Move. Isso foi em 2012. De lá para cá, o jogo passou para o PlayStation 4, migrou para o motor gráfico de "Killzone: Shadow Fall" e deixou o controle de movimentos para trás.

O que não mudou: "Until Dawn" é um jogo inspirado em filmes de horror adolescente, como "Sexta-Feira 13" e "A Hora do Pesadelo". Um grupo de jovens vai passar o fim de semana na montanha, em um chalé isolado. Tudo vai bem até que os garotos começam a morrer. Controlando vários personagens, o jogador deve descobrir quem está assassinando os membros do grupo.

  • Divulgação

    "Silent Hills" envolve nomes de peso: Hideo Kojima, Guillermo del Toro e Normam Reedus

Silent Hills
Kojima Productions | Konami
PS4 | ND

Um dos games mais comentados durante a Gamescom 2014, "Silent Hills" foi anunciado de forma enigmática: a Sony disponibilizou a demonstração para download de um novo game, chamado "P.T." após a conferência na feira alemã. Jogadores começaram a jogar e transmitir o progresso pelo Twitch, até que, em uma hora e dezesseis minutos, uma usuária conseguiu atingir o fim do 'jogo'.

"P.T." na verdade significava "Playable Teaser" - ou 'teaser jogável'. Uma cena não controlável no final revelou os nomes dos que estão envolvidos com o projeto, além do título "Silent Hills": o designer Hideo Kojima (de "Metal Gear Solid") e o cineasta Guillermo del Toro (de "Círculo de Fogo" e "O Labirinto do Fauno"). O ator Norman Reedus (de "The Walking Dead") aparece como protagonista da aventura.

Os fãs podem esperar uma experiência horripilante: "Estávamos trabalhando para criar um jogo que fizesse os fãs molharem suas calças. Mas mudamos de ideia, e agora nosso objetivo é fazer as pessoas sujarem as calças", disse Kojima sobre "Silent Hills".