Topo

Grupo hacker derruba PSN por 24h e ameaça explodir avião

Do UOL, em São Paulo

25/08/2014 12h50

Rede online dos consoles PlayStation, a PlayStation Network passou boa parte do domingo (24) fora do ar. O grupo hacker Lizard Squad afirma ser o responsável pela queda, pois teriam feito ataques contra à rede da Sony.

O mesmo grupo enviou uma mensagem para a companhia aérea American Airlines via Twitter, informando que havia uma bomba no voo 362 de Dallas para Los Angeles. No avião, estava o CEO da Sony Online Entertainment, John Smedley. Os hackers divulgaram também uma imagem de um e-Ticket confirmando a presença do executivo no avião.

A American Airlines alterou a rota do voo, que antecipou o pouso e desceu em Phoenix, no Arizona. Além de Smedley, estavam a bordo do avião outros 178 passageiros e seis membros da tripulação.

No domingo, a Sony confirmou que a PSN sofreu ataques DDoS. A PSN voltou a funcionar nesta segunda-feira (25), mas o serviço se encontra em manutenção. A operação normalmente seria realizada no domingo, mas foi adiada devido ao ataque. Segundo a Sony, nenhuma informação pessoal dos usuários foi acessada pelos hackers.

O grupo hacker afirma ter realizado ataques similares no fim de semana contra a Xbox Live e os servidores dos jogos "League of Legends", "Path of Exile" e "HearthStone".

  • Reprodução/FlightAware.com

    Imagem mostra rota do voo AA 362 desviada de San Diego para Phoenix após ameaça de bomba feita pelo Twitter

PSN sob ataque

Em 2011, a PSN ficou fora do ar durante 3 semanas seguidas, entre os dias 20 de abril e 14 de maio. A recuperação completa do serviço, entretanto aconteceu somente em junho. A causa da paralisação foi um ataque hacker, que resultou no vazamento de dados pessoais e dos cartões de crédito dos usuários da PSN.

O presidente da Sony, Kaz Hirai, declarou que 10 milhões de contas da rede poderiam ter caído nas mãos dos cibercriminosos. Integrantes do grupo hacker Anonymous, que alega ser o responsável pela invasão, foram detidos na Espanha.

Na época, a Sony tentou se desculpar com os usuários oferecendo  jogos gratuitos para download na restabelecida PSN.