Topo

Campeã brasileira de "LoL", KaBuM! tenta vaga para mundial nesta sexta (29)

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

28/08/2014 15h32

Nesta sexta-feira (29), por volta de 21h30 no horário de Brasília, a surpreendente KaBuM! terá nas mãos a chance de colocar o Brasil no mapa do cenário competitivo internacional de "League of Legends".

Participando do International Wild Card Tournament, que terá etapa na PAX Prime, em Seattle, o time poderá conquistar uma vaga para o campeonato mundial. Nenhum time brasileiro conseguiu o feito até hoje.

Após derrubar times favoritos pelo direito de representar o Brasil nos EUA, a KaBuM! terá como último obstáculo no caminho para o mundial o latinoamericano PEX Team. Composta por jogadores do Uruguai, Peru e Argentina, a equipe chega como vencedora da Parada Competitiva Argentina e a mesma responsabilidade de tentar ser a primeira de sua região no Worlds.

  • Marcelo de Jesus/UOL

    Público vibrou com a performance da KaBuM! na final brasileira, no Maracanãzinho

O jogo mais importante

"Assistimos a várias partidas deles", explica o técnico da KaBuM!, Bruno Fukuda, sobre a postura da equipe perante seus rivais. "Tentamos criar composições específicas e estratégias montadas em cima do jogo que eles fazem".

"Pelo que vimos, são dois os jogadores deles que mais preocupam", revela. Sempre muito agressivos, os uruguaios Juan "Mantarraya" Abdon e Uri "Uri" Schölderle atuam nas rotas do topo e meio, respectivamente. "Eles são os que têm mais experiência, e que já ganharam vários campeonatos no cenário deles".

Mas dada a natureza mutante do metajogo de "LoL", em que um campeão pode ser bom em uma atualização e inviável na seguinte, o time rival não foi o foco dos treinamentos da KaBuM!. "Tentamos priorizar a melhoria de nosso jogo ao invés de estudar o do inimigo", afirma Bruno. "O jogo muda muito e muito rápido, então não adianta basear estratégias em material antigo".

  • Marcelo de Jesus/UOL

    "Danagorn" (centro) diz que o time chega aos EUA confiante da vitória

O aspecto psicológico

Como o próprio técnico do time admitiu na ocasião, a Keyd Stars foi eliminada do CBLoL em grande parte por uma inconsistência no aspecto psicológico dos jogadores. Absolutamente favoritos e invictos até então, os jogadores cederam perante o nervosismo e acabaram sendo derrtoados pela KaBuM!.

"Nós somos bem tranquilos em relação a esse fator psicológico", garante Daniel "Danagorn" Drummond, caçador da equipe. "Todos são bastante centrados. Por isso, estamos confiantes em nosso jogo".

Bruno Fukuda revela que o trabalho com o aspecto psicológico dos atletas é feito na convivência diária. "Ficamos todos os dias na nossa gaming house, e às vezes acontecem brigas. Então reunimos o time e conversamos. Colocamos tudo na mesa, e isso sempre os motiva a treinar mais, um dando força para o outro", diz.

Eles são os únicos representantes brasileiros no cenário internacional de "League of Legends", mas "Danagorn" se diz não estar preocupado com essa pressão. "Acho que antes de qualquer coisa estamos indo para lá como a KaBuM!", afirma.

FATALITY ANALISA A DISPUTA ENTRE KABUM! E PEX