Topo

Copiado por todos, "Clash of Clans" revitaliza gênero estratégia no celular

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

01/09/2014 16h00

Por ser grátis, "Clash of Clans" não pode entrar na lista dos jogos mais vendidos. Mas o título rende diariamente mais de US$ 1 milhão à Supercell desde o final de 2012, e certamente é um dos mais lucrativos.

Tentando conseguir para si um pouco do sucesso da produtora finlandesa, até mesmo gigantes da indústria como Activision, Disney, Microsoft e Electronic Arts seguiram em seus passos. Com "Call of Duty: Heroes", "Star Wars: Commander", "Age of Empires: Castle Siege" e o modo medieval de "The Simpsons: Tapped Out", respectivamente, essas empresas clonaram todos os principais conceitos de "Clash of Clans", tentando vencê-lo através do peso de suas marcas.

Mas "Clash of Clans" prevalece, ainda liderando as listas dos aplicativos mais rentáveis na AppStore e no Google Play.

  • Reprodução

    "Clash of Clans" e seus clones são vistos sob uma perspectiva isométrica

Repetição e vício

"O objetivo em 'Clash of Clans' é construir um vilarejo. Para prosperar, um jogador precisa treinar soldados para atacar seus vizinhos, e depois utilizar os recursos roubados deles para melhorar suas construções", explica sucintamente o estudante Rafael Menezes, 18, que joga nos intervalos entre aulas do cursinho. "É um jogo bem repetitivo, mas que diverte porque cada pequena batalha vencida é uma grande satisfação".

Jogar é grátis. O dinheiro que a Supercell recebe sai da venda de gemas - uma moeda opcional que acelera a produção de unidades e construções nos vilarejos.

É um formato bem diferente do tradicional, mas "Clash of Clans" reviveu o interesse do público geral por jogos de estratégia. Se existiu um tempo em que "Warcraft" e "Age of Empires" decidiam os rumos do gênero, essa responsabilidade hoje cai nas costas do pequeno jogo finlandês.

Mas por mais que ele faça da Supercell uma das mais valorizadas produtoras de games da atualidade, "Clash of Clans" é um jogo bem simples. "A mecânica do game não é complicada, e é por isso que ele se destaca. Mas também é por ser simples que as outras produtoras conseguem copiá-lo livremente", afirma Rafael.

"Meu vilarejo no 'Clash' já é grande demais para trocar o jogo por um dos clones. Mas se um dia aparecer um jogo do estilo que acrescente ao invés de apenas copiar, provavelmente mudarei para ele", revela.

OS CLONES DE "CLASH OF CLANS"

"Star Wars: Commander"
iOS
"Age of Empires: Castle Siege"
Windows Phone
Talvez o clone mais fiel de "Clash of Clans", "Commander" copia até mesmo a inteligência artificial fraca do computador. É praticamente o mesmo jogo, mas com a adição de unidades e cenários de "Star Wars".Se um dia "Age of Empires" ditou tendências, hoje a série apenas as segue. "Castle Siege", que também terá versão para computadores Windows 8, se aproveitará das mecânicas de "Clash of Clans".
"The Simpsons: Tapped Out"
iOSAndroid
"Call of Duty: Heroes"
iOS
"Tapped Out" é o jogo mais autoconsciente que existe. Sempre fazendo piadas a respeito do mercado de jogos grátis em que ele mesmo prospera, o game recebeu uma atualização batizada de "Clash of Clones", com um modo de batalhas medievais entre os jogadores.O menos convincente dos clones de "alto calibre", "Call of Duty: Heroes" copia, mas errado. Um dos pontos mais fortes de "Clash of Clans" é sua interface simples e consistente - algo que não existe no game da Activision.