Topo

Cartuchos desenterrados de "E.T." para Atari 2600 serão leiloados

do Gamehall

13/09/2014 14h28

O Conselho Municipal de Alamogordo, no estado americano do Novo México, decidiu por unanimidade leiloar 800 dos 1,3 mil cartuchos de "E.T. The Extraterrestrial" desenterrados em um antigo aterro sanitário localizado no arredores da cidade pela Microsoft, em abril.

Atualmente, todos os cartuchos encontram-se em armazenamento no Museu de História Espacial do Novo México, localizado em Alamogordo. Joe Lewandowski, supervisor da escavação, declarou à agência de notícias Reuters que o leilão deve ter início em duas semanas por meio do site eBay ou pelo próprio site do Conselho da cidade, e durará até o fim do ano, na época do Natal.

"Foi como o início, fim, e um novo começo para a indústria de videogames quando encontramos estes jogos", disse Lewandowski, que definiu a escavação como uma "caça ao tesouro".

De acordo com a Reuters, 500 dos cartuchos serão mantidos em Alamogordo como lembrança do evento histórico, enquanto o restante será doado para diversos museus ao redor do mundo.

Mistérios enterrados

Desenvolvido em menos de dois meses pelo veterano Howard Scott Warshaw (de "Yars' Revenge"), "E.T. The Extraterrestrial" para o Atari 2600 é um dos títulos mais importantes da história da indústria de videogames - por todos os motivos errados. Bugado e mal-feito, o jogo foi odiado tanto pela crítica quanto pelo público, o jogo foi um dos maiores fracassos da história dos games, não só responsável pela queda da Atari como empresa de primeiro escalão como um dos principais culpados pelo "Grande Crash de 1983", que quase aniquilou o mercado de games norte-americano.

Em uma atitude desesperada, a Atari se viu forçada a cometer uma atitude drástica, e enviou milhões de seus produtos para um aterro sanitário em Alamogordo, no Novo México. Entre eles estavam centenas de cópias de jogos como "Space Invaders", "Pac-Man" e, claro "E.T. The Extraterrestrial" (ironicamente, uma das principais mecênicas do jogo envolve E.T. pulando em buracos para fugir de seus inimigos).

O evento foi considerado uma lenda urbana décadas, até a Microsoft iniciar o processo de escavação em dezembro de 2013, como parte do documentário "Atari: Game Over", que será dirigido por Zak Penn, um dos roteiristas de "Os Vingadores". Após meses de trabalho, a equipe finalmente encontrou as fitas, enterradas a cerca de nove metros do solo.

Ainda não há uma data de lançamento para o documentário