Topo

GTA


Games violentos populares reduzem índice de criminalidade, diz estudo

do Gamehall

15/09/2014 17h06

Um novo estudo conduzido pelas universidades americanas de Rutgers e Villanova indicou a possibilidade de que grandes franquias como "Call of Duty" e "Grand Theft Auto" ajudem a causar a queda no número de crimes violentos nos Estados Unidos.

De acordo com a tese "Violent Video Games and Real-World Violence: Rhetoric Versus Data" (Tradução livre: "Video Games violentos e violência no mundo real: Retórica versus dados"), o número de crimes violentos como homicídios e agressões cai repentinamente no mesmo período anual de lançamentos como "GTA V" e "Call of Duty: Ghosts".

O estudo analisa os números de vendas dos games e o índice de crimes nos EUA durante os últimos anos.

"Sempre temos de ter cuidado com dados correlacionais", disse o pesquisador Patrick Markey ao site Polygon. "Correlação não quer dizer causa. Mas não olhamos apenas os números de venda de games e crimes violentos. Levamos em conta as tendências nas informações. Removemos coisas que acontecem normalmente, como o aumento em homicídios durante o verão e o grande número de vendas durante a época de festas de fim de ano, e o número continua sendo negativo".

"Para mim, o que é mais impressionante é que nunca é positivo. É sempre estatisticamente negativo". Markey, que estuda violência e games a anos, acredita que os dados sugerem que pessoas com predisposição à violência que tem interesse neste tipo de game dedicam tempo ao jogo em si, reduzindo a possibilidade de cometer um ato violento em algum outro lugar.

Markey admite que os números não são suficientes para provar com certeza que há uma ligação entre a queda na violência com o lançamento de jogos violentos, mas "eles definitivamente sugerem que há pouca evidência de que eles causem um aumento na criminalidade".

Diversas pesquisas sobre o efeito da mídia no índice criminal já encontraram um efeito similar ao comparar o número de crimes violentos com o de vendas de ingressos para filmes populares.