Topo

'Em pé de igualdade' com PS4 e Xbox One? iPhone 6 empolga desenvolvedores

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

16/09/2014 14h01

O anúncio de um novo iPhone sempre causa alvoroço em meio aos desenvolvedores de jogos para celulares. Mas o impacto dos recém-revelados iPhone 6 e iPhone 6 Plus tem sido maior do que o normal.

"Com a tela Retina e o novo processador, combinados com a capacidade gráfica e os 128 GB de memória, o iPhone 6 é um aparelho que está em pé de igualdade com os consoles da nova geração", afirmou o presidente da EA Mobile Frank Gibeau no site de sua empresa.

Ainda não sabemos se os novos celulares serão mesmo capazes de rivalizar o PlayStation 4 e o Xbox One, mas o que foi mostrado deles em ação deixou alguns desenvolvedores otimistas.

"Ter mais poder de processamento e uma tela de resolução maior é sempre bom para quem faz jogos. Isso nos permite criar experiências melhores", explicou o cofundador da Outhouse Games, Chris Borden, ao Orlando Sentinel.

TRAILER MOSTRA O PRIMEIRO GAME PARA IPHONE 6

Questão técnica

Tanto o modelo regular quanto o Plus deverão oferecer vantagens aos jogadores por causa de suas telas maiores. Um terá um display de 4,7 polegadas; o outro, de 5,5.

Quando o assunto é game no celular, o tamanho importa. Uma tela maior significa mais espaço para botões virtuais e mais facilidade para selecionar determinados elementos de um jogo. Ela também garante mais liberdade para que os dedos não obstruam a ação como acontece em celulares pequenos.

Os novos aparelhos ainda herdarão o modo paisagem do iPad, que poderá significar funções diferentes em certos jogos e mais opções para os desenvolvedores criarem interfaces complexas.

Desde o sistema operacional iOS 7, iPhones oferecem suporte aos chamados 'controles MFi', que acrescentam botões aos games mobile. Segundo a Apple, o iOS 8 tornará ainda mais fácil a criação de aparelhos compatíveis. Assim, os acessórios deverão passar a custar menos e lentamente se popularizar.

Vale mencionar: é a primeira vez que consumidores terão a opção de comprar um iPhone com 128 GB de espaço de armazenamento. Sempre obrigados a lutar com técnicas de compressão para lançar seus jogos com tamanhos razoáveis, os desenvolvedores certamente apreciam a tendência de crescimento no espaço útil dos aparelhos.

  • "Vain Glory" utilizará a nova tecnologia 'Metal' do iPhone 6

Metal

No site oficial do iPhone 6, a Apple promove uma tecnologia batizada de 'Metal'. De acordo com a empresa, ela funciona combinando o poder de CPU e GPU de uma maneira dinâmica para que "desenvolvedores consigam criar games no estilo de consoles no iPhone".

Por ora, o único game mostrado rodando no iPhone 6 foi "Vainglory". Bonito, ele é um MOBA - gênero que gira em torno de cenas de combate frenéticas -, e roda a 60 quadros por segundo nos novos aparelhos.

O iPhone 6 e o iPhone 6 Plus chegarão às lojas americanas a partir da próxima sexta-feira, 19 de setembro. A Apple ainda não anunciou uma data para o lançamento brasileiro dos aparelhos.