Blizzard cancela RPG online "Titan" após sete anos de produção
O misterioso projeto "Titan", da Blizzard Entertaiment, foi cancelado. O anúncio foi feito por Mike Morhaime, CEO e co-fundador do estúdio, em entrevista ao site Polygon.
"Titan" era descrito pela empresa como um "MMO de nova geração" e estava em desenvolvimento a sete anos. Em 2013, foi dito que a produção havia sido interrompida e que o projeto havia "voltado para a prancheta".
Na entrevista ao Polygon, Morhaime reiterou que "Titan" nunca foi oficialmente anunciado, mas apesar disso, o desenvolvimento do jogo não era exatamente um segredo. "Nós criamos 'World of Warcraft', e nos sentíamos confiantes que sabíamos fazer MMOs".
"Então nós planejamos fazer a coisa mais ambiciosa que você poderia imaginar", disse Morhaime. "E isso não funcionou".
"Nós não encontramos a diversão, não encontramos a paixão. O projeto passou por um período de reavaliação e o que avaliamos foi se aquele era o jogo que queríamos fazer. E a resposta foi não".
Chris Metzen, vice-presidente de desenvolvimento da Blizzard, disse ao Polygon que "saber quando desistir é importante".
OUTROS FORMATOS
Os jogos "HearthStone" e "Heroes of the Storm" influenciaram a decisão de cancelar "Titan": "Percebemos que não precisamos nos encaixar no formato de só fazer produtos de uma certa escala", disse Metzen.
"Nós estávamos tentando fazer a coisa certa e construir o melhor produto e manter tudo funcionando", disse Metzen. "A oportunidade de colocar tudo em perspectiva e deixar a poeira abaixar um pouco, se afastar e reavaliar o jogo como um time, como líderes, como uma cultura - essa oportunidade foi uma benção".
"Isso é realmente o que nós somos? É isso que queremos? É com isso que queremos investir nossa paixão, nossas vidas, nossas carreiras?", questionou o executivo. "Nós somos a companhia do RPG online?".
O CEO da Blizzard, Mike Morhaime respondeu a pergunta de Metzen, dizendo: "Nós não queremos nos identificar com um gênero em particular. Nós só queremos fazer grandes jogos todas as vezes".
"Não estou dizendo que a Blizzard nunca mais vai fazer um MMO de novo. O que eu posso dizer é que não vamos gastar nosso tempo com isso agora", concluiu Morhaime.
O próximo lançamento da Blizzard é "Warlords of Draenor", quinta expansão de "World of Warcraft", primeiro (e único) MMO da produtora. O game, que completa 10 anos em 2014, conta com mais de 6 milhões de usuários ativos e faturou mais de US$ 1 bilhão em 2013.
Jogos cancelados da Blizzard
"Titan" não é o primeiro projeto cancelado pela produtora. Acostumada com longos ciclos de desenvolvimento, a Blizzard Entertainment tem sua cota de games que nunca viram a luz do dia e alguns outros que até apareceram em eventos antes de terem a produção interrompida.
O mais famoso dos games cancelados da produtora é "StarCraft: Ghost", jogo de tiro ambientado no cenário futurista do jogo de estratégia "StarCraft".
Outros títulos cancelados incluem "Warcraft Adventures: Lord of the Clans", um adventure de apontar e clicar que se passava durante os eventos de "Warcraft 2: Beyond the Dark Portal" e "Nomad", um jogo de estratégia baseado em Necromunda, um jogo de tabuleiro da Gaming Workshop (de "Warhammer 40K").
JOGOS CANCELADOS DA BLIZZARD
JOGO | GÊNERO | CANCELADO EM |
Games People Play | Palavras cruzadas | Começo dos anos 1990 |
Crixa | Shoot 'em up | Meados dos anos 1990 |
Nomad | Estratégia em tempo real | Final dos anos 1990 |
Pax Imperia 2 | Estratégia em tempo real | 1996 |
Shattered Nations | Estratégia em turnos | 1996 |
WarCraft Adventures: Lord of the Clans | Adventure 'point & click' | 1998 |
StarCraft: Ghost | Tiro | 2008 |
Titan | MMORPG | 2014 |
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