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Apoiado por webcelebridades, jogo brasileiro obtém R$ 250 mil para produção

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

29/09/2014 12h55

Criação da dupla de humoristas Matheus e Marcos Castro, os "Castro Brothers", o game "A Lenda do Herói" será produzido graças ao apoio dos fãs, que contribuíram com mais de R$ 250 mil em uma campanha de financiamento coletivo.

Comum nos EUA, o financiamento coletivo (ou "crowd funding", como é chamado por lá) permite que desenvolvedores pequenos produzam obras que não seriam possíveis de maneira convencional, seja por atenderem nichos pequenos do mercado ou por falta de recursos dos produtores.

UOL Jogos conversou com os irmãos Castro sobre o projeto, que nasceu como um musical inspirado em games dos anos 1990.

"Tínhamos essa série de vídeos, uma espécie de musical que se passa em um game fictício, inspirado nos jogos clássicos das eras 8 e 16 bits como 'Wonder Boy' e 'Zelda'", contam os humoristas.

"A ideia de transformar os vídeos em um jogo de verdade veio do público, que numa primeira instância chegou a pensar que o jogo que aparecia ali era de verdade e que nós estávamos gravando um 'gameplay' cantado. A demanda pelo jogo foi tanta que não dava para não atendê-la".

O desenvolvimento de "A Lenda do Herói" está nas mãos do estúdio carioca Dumativa e conta com a colaboração do escritor Fabio Yabu (roteiro) e animações de Ronnie Pedra, Renato Rossarola e do ilustrador Caio Yo, mesmo trio responsável pela série animada.

O QUE É "A LENDA DO HERÓI: O JOGO"

. Jogo de plataforma 2D
. Visual inspirado em jogos da era 16-bit
. Exploração linear, puzzles e combate
. Itens liberam acesso para áreas novas em fases anteriores
. Mecânica musical: ações são cantadas ao longo do jogo
. Oito fases, cada uma com 2 atos e um chefe
. Canções compostas e interpretadas pelos Castro Brothers
. Trilha sonora orquestrada
. Compatível com Windows, Mac e Linux
. Lançamento: previsto para 2016, via Steam

Financiamento coletivo

O grupo tinha uma boa ideia nas mãos: "A Lenda do Herói" é um jogo de plataforma e aventura com elementos retrô e uma narração cantada que acompanha os movimentos do jogador - mais ou menos como o Narrador do elogiado "Bastion". Só faltava uma coisa: dinheiro.

Foi a Dumativa quem sugeriu buscar recursos no financiamento coletivo. Por ser todo feito no Brasil, "A Lenda do Herói" foi parar no Catarse, principal site de 'crowd funding' do país. O pedido inicial foi de R$ 125 mil. Conseguiram R$ 258 mil.

"A campanha foi um grande sucesso, e isso se deve em grande parte ao Catarse, que sempre esteve do nosso lado durante o processo, tirando dúvidas e dando uma força quando necessário", dizem os irmãos.

Além do engajamento dos fãs e do esforço dos irmãos Castro e da Dumativa, "A Lenda do Herói" contou com um reforço de peso na divulgação: famosos da internet, como Alexandre Ottoni (o "Jovem Nerd"), Cauê Moura e Felipe Neto, entre outros, cederam a imagem para uso no game e ajudaram a promover o game.

WEBCELEBRIDADES FAZEM CAMPANHA PELO JOGO

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"O envolvimento das personalidades da web foi algo que veio muito naturalmente, pois já nos conhecíamos uns aos outros por causa de eventos como a Campus Party ou o youPIX (isso sem contar a própria internet)", diz Marcos Castro.

Os jogadores que investiram mais de R$ 75 na produção de "A Lenda do Herói" recebem, entre outros brindes, 'skins' das webcelebridades para usar no lugar do herói padrão.

"Conforme nós fomos falando com eles sobre a ideia do jogo, eles ficaram com cada vez mais vontade de ajudar de alguma forma".

  • Reprodução

    Quem investiu em "A Lenda do Herói" , terá 'skins' de webcelebridades para jogar

Desafios do Brasil

Além da produção do game, o dinheiro arrecadado será usado na fabricação e envio dos diversos itens que são dados como incentivo nas diferentes categorias de investimento, que incluem, entre outros brindes, uma edição de colecionador completa, com caixinha, disco do jogo e trilha sonora.

Produzir e entregar todo esse material é um desafio em qualquer parte do mundo, mas no Brasil, sempre há alguns obstáculos a mais.

"Essa parte da logística dos brindes é bem complicada, principalmente levando em conta as proporções continentais do país, e isso é algo que teve que fazer parte do cálculo inicial do orçamento para a campanha", comentam os Castros.

"A verdade é que toda e qualquer iniciativa empreendedora é bem complicada de se concretizar no Brasil, seja por impostos, seja por burocracia".

Para quem tem um projeto de jogo e deseja se aventurar no mundo do 'crowd funding', a dupla oferece algumas dicas: "Estude os casos de sucessos e fracassos no crowdfunding do segmento em que você quer entrar. Observe os prós e contras de cada campanha, tente imaginar o que você faria de diferente em cada um desses casos".

"A segunda dica é: antes de começar a campanha, tente conseguir o máximo de apoio possível de seus amigos e familiares para a divulgação. Você tem todo o tempo do mundo antes de começar, mas uma vez lançada, a campanha passa a ter data marcada para acabar".

IRMÃOS CASTRO APRESENTAM "A LENDA DO HERÓI"; VEJA

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Próximas etapas

"A Lenda do Herói" está em desenvolvimento para PC, Mac e Linux, através do serviço de distribuição digital Steam. A previsão é que o jogo fique pronto em 2016. O preço deve ficar perto de R$ 20 (valor mínimo cobrado pela licença para jogar na campanha no Catarse).

Além da distribuição digital, "A Lenda do Herói" estará disponível em disco, mas apenas na edição de colecionador e será vendida em quantidade limitada.

Falando sobre levar o jogo para consoles, tão adeptos dos games 'indie' nos dias de hoje, os irmãos Castro são realistas: "Gostaríamos de lançar versões para consoles, mas desde o início tomamos a decisão de não prometer algo que não pudéssemos cumprir".

  • Reprodução

    Gráfico mostra como serão usados os R$ 250 mil arrecadados por "A Lenda do Herói"