Topo

UOL Jogos lista filmes e séries que deveriam virar videogame

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

30/09/2014 16h08

Bons roteiros que não subestimam os fãs, personagens complexos, grandes cenas de ação e momentos divertidos e emocionantes não são qualidades apenas de grandes videogames, mas também das melhores séries de TV da atualidade, como "Breaking Bad", "Agentes da S.H.I.E.L.D." e tantas outras.

Curiosamente, com exceção dos arrasa-quarteirões "The Walking Dead" e "Game of Thrones", já faz tempo que bons seriados não são adaptados para os games. Salvo por experiências transmídia como "Defiance" e games promocionais a lá "Sharknado" para celulares, muito do que rola de melhor na televisão se mantém distante dos joguinhos.

Da mesma forma, algumas das principais produções do cinema dirigidas ao público adolescente não se arrisca além de pequenos jogos "cash-in" para celulares. É o caso de "Jogos Vorazes" e "Divergente", entre outras. Talvez as publishers ainda não acreditem que filmes voltados para o público feminino sejam boas apostas para o mercado de games, mesmo que 48% dos jogadores nos EUA sejam mulheres hoje em dia.

Em um exercício de imaginação, UOL Jogos lista a seguir séries e filmes que deveriam ser adaptados para os games:

  • Justin Lubin/Getty Images

    A série que liga os filmes da Marvel funcionaria como um jogo de ação e espionagem

Marvel`s Agents of S.H.I.E.L.D.
ABC | Marvel Television, Mutant Enemy
De: 2013 - Em andamento | Onde assistir: Canal Sony Brasil, Netflix

Seqüência direta do filme “Os Vingadores”, “Agents of S.H.I.E.L.D.” mostra o universo Marvel pelos olhos do agente Coulson e outros operativos da organização liderada por Nick Fury. O grupo lida com ameaças super-humanas e suas aventuras tem ligação com outros filmes do estúdio, como por exemplo, “Capitão América 2: O Soldado Invernal”.

Há alguns jogos baseados na chamada “fase 1” dos filmes da Marvel, mas são títulos no máximo razoáveis, produzidos para acompanhar o lançamento dos longa-metragens. Livre da pressão do marketing imediato de produto acessório, um game baseado na série poderia seguir desde a linha do estratégico “X-COM” ou dos populares RPGs da BioWare, como “Mass Effect”. Já imaginou controlar toda uma equipe de agentes da S.H.I.E.L.D.?

  • Divulgação

    Uma das inspirações de "GTA V", "Breaking Bad" mostra o lado humano da vida bandida

Breaking Bad
Sony Pictures, AMC | High Bridge Productions, Gran Via Productions
De: 2008 a 2013 | Onde assistir: Record, AXN, Netflix

A cultuada série “Breaking Bad” conta a história de Walter White, um químico genial mas com um péssimo emprego que se envolve em uma carreira criminosa após ser diagnosticado com câncer. White é auxiliado por Jesse Pinkerman, ex-aluno e bandido de meia tigela na produção e venda de metanfetaminas.

“Breaking Bad” é um seriado sobre a vida bandida, praticamente um “Grand Theft Auto” para a televisão. Num mundo ideal, a Rockstar Games cuidaria de adaptar a série para os games, com o motor gráfico de “GTA V” e o esmero que mostrou em “The Warriors”, adaptação do clássico das madrugadas “Os Selvagens da Noite” para PS2. O game teria missões com Jesse e outras com Walter, além de, é claro, mini games de química.

  • Divulgação

    Os irmãos Winchester são especialistas em mandar bala em demônios: precisa mais?

Supernatural
Warner Bros. Television | Wonderland Sound and Vision, Supernatural Films
De: 2005 - Em andamento | Onde assistir: SBT, Warner Channel, Netflix

A série "Supernatural" ("Sobrenatural" no Brasil) narra as aventuras dos irmãos Sam e Dean Winchester, que seguem os passos do pai como caçadores de demônios e outras criaturas da noite. Carregada de ação, a jornada da dupla ganha tons ainda mais sombrios quando Sam começa a ter visões de pessoas morrendo antes disso acontecer. A trama é cheia de reviravoltas envolvendo anjos e demônios.

"Supernatural" tem toda a ação dos "Resident Evil" mais recentes, inclusive com dois personagens que cairiam como uma luva no estilo cooperativo da série da Capcom. Também traz inimigos que fogem dos típicos zumbis (e suas variações mais infames), o que sempre é bem vindo. E, vamos combinar, quem resistiria a idéia de cruzar a parte mais sinistra da América caçando monstros em um Chevy Impala cheio de estilo?

  • Divulgação

    Fenômeno em 1990, suspense "Twin Peaks" explora o assassinato de Laura Palmer

Twin Peaks
CBS, Paramount | Lynch/Frost Productions, Propaganda Films, Spelling Entertainment, Twin Peaks Productions
De: 1990-1991 | Onde assistir: Netflix, DVD e Blu-ray (com filme extra "Os Últimos Dias de Laura Palmer")

Série cult de suspense, "Twin Peaks" conta a misteriosa história da morte de Laura Palmer. O corpo da garota é encontrado em uma praia isolada próxima da pequena cidade de Twin Peaks, no estado de Washington (EUA). O agente do FBI Dale Cooper é chamado para investigar o caso, descobrindo uma complicada teia de mistérios, envolvendo personagens excêntricos e a sinistra floresta ao redor da cidade.

A série inspirou jogos como "Alan Wake" e tem a atmosfera de mistério e terror que agrada tanto fãs de adventures de apontar e clicar quanto jogos de terror como "Silent Hill" ou "Fatal Frame", mas sem os elementos orientais do último. Um jogo de aventura baseado na clássica série de David Lynch teria um charme todo particular graças ao visual típico do final dos anos 1980 de seus personagens.

  • Divulgação

    "Divergente" traz um futuro distópico onde jovens praticam parkour e lutam pela vida

Divergente
Summit Entertainment | Red Wagon Entertainment
De: 2014 | Onde assistir: Blu-ray e DVD (nas lojas em dezembro)

"Divergente" é uma das franquias que disputa a atenção do público pré-adolescente (e também dos mais crescidinhos) com "Jogos Vorazes", tanto na literatura quanto no cinema. Ambientado em um futuro distópico onde a sociedade é dividida em 5 facções e os jovens precisam escolher se ficam em uma delas ou mudam de grupo antes de entrar na idade adulta - e seguir o estilo de vida daquele grupo pelo resto de suas vidas. Tris é a heroína desajustada que precisa esconder de todos sua condição de "divergente", uma pessoa que não é ligada a nenhuma das facções.

Como recruta da facção mais belicosa de "Divergente", Tris passa por uma série de provas e atividades físicas para provar sua capacidade. Durante o filme, a personagem e seus colegas lutam, correm e sobem em prédios como super-heróis... ou um personagem de "Assassin's Creed". O jogo de ação da Ubisoft seria um bom modelo para um game baseado nas aventuras de Tris e sua turma, trocando a conspiração histórica da Ubi por um conto sobre jovens buscando seu lugar na sociedade (ou fora dela).

  • Divulgação

    Katniss, de "Jogos Vorazes", tem os atributos certos para estrelar um bom game de ação

Jogos Vorazes
Lionsgate | Color Force
De: 2012 - 2015 | Onde assistir: Blu-ray e DVD (dois primeiros filmes), 19/10 nos cinemas ("Jogos Vorazes: A Esperança - parte 1")

Principal franquia de filmes adolescentes da atualidade, "Jogos Vorazes" conta a história da jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), escolhida para representar seu distrito nos jogos do título, um evento que garante alimentos para o distrito vencedor (e morte para os campeões das outras regiões de Panen, o mundo distópico onde se passa a história. Eventualmente, Katniss se torna um símbolo de resistência contra os desmandos da Capital e a aventura ganha proporções maiores nos filmes (e livros) seguintes.

Praticamente um videogame encenado para a telona, "Jogos Vorazes" tem todos os elementos certos para um grande game de ação: uma protagonista jovem e habilidosa nas artes da sobrevivência, uma competição implacável em um cenário cheio de armadilhas e uma trama revolucionária como pano de fundo. Jogos de ação recentes, como "Tomb Raider" e "The Last of Us" seriam boas referências para recriar a saga de Katniss - bem melhor do que o jogo mobile "Panem Run", clone de "Temple Run" baseado no segundo filme da série.

  • Divulgação

    Fenômeno pop, "Crepúsculo" passou quase incólume pelo mundinho dos games

Crepúsculo
Summit Entertainment | Temple Hill, Maverick Films, Imprint Entertainment, Goldcrest Pictures, Twillight Productions
De: 2008 - 2012 | Onde assistir: Blu-ray e DVD

"Crepúsculo" conta a história de Bella Swan, uma garota um tanto desajustada que se apaixona por Edward Cullen, vampiro que frequenta sua escola em Phoenix, no Arizona (EUA). A trama evolui conforme Bella mergulha no mundo sobrenatural de Edward, conhecendo outros vampiros (nem todos bonzinhos) e até mesmo lobisomens, entre os quais está Jacob Black, com quem a protagonista também acaba se envolvendo.

Quer você goste ou não, "A Saga Crepúsculo" foi o maior sucesso de bilheteria entre o público adolescente depois da franquia "Harry Potter". Com vampiros, lobisomens e muito romance açucarado, a saga também tinha momentos de ação, com lutas, efeitos especiais e partidas de beisebol em velocidade sobrenatural. Pode não agradar os garotos em geral, mas o que dizer das meninas? As mulheres representam uma fatia considerável do mercado consumidor de games e mesmo assim uma boa adaptação de "Crepúsculo" ainda não aconteceu.

Quem sabe nas mãos de uma Telltale Games (de "The Walking Dead", "Back to the Future" e do vindouro "A Game of Thrones") a saga dos vampiros resultaria em um adventure de apontar e clicar capaz de despertar a atenção das jogadoras? E livre da pressão de acompanhar o lançamento de mais um filme da saga, o estúdio poderia desenvolver algo com a qualidade que está acostumado.