Topo

MOBA brasileiro "Heavy Metal Machines" quer espaço no mundo do eSport

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

01/10/2014 17h00

Um ano e meio após sua revelação, o MOBA brasileiro "Heavy Metal Machines" mudou muito. Um período de testes fez com que a Hoplon transformasse o game em uma experiência mais complexa, mas o foco do estúdio de Florianópolis continua sendo atrair a atenção dos fãs de eSports.

Reapresentado ao público durante a X5 Mega Arena em São Paulo no último fim de semana, entre 25 e 28 de setembro, o jogo já pode ser baixado em seu site oficial.

"Conversando com nossos jogadores, percebemos que o game precisava de mais profundidade para prender a atenção das pessoas", explica Marcello Lima, um dos produtores responsáveis pelo projeto. "Por isso, implementamos uma série de novidades".

TRAILER APRESENTA O 'NOVO' "HEAVY METAL MACHINES"

  •  

A diferença mais gritante entre o "Heavy Metal Machines" de 2013 e a versão nova é o tamanho do mapa. Agora com três rotas como "League of Legends" ou "Dota 2", a arena ganhou torres neutras, objetivos paralelos, atalhos e cresceu muito.

"Na arena antiga, os jogadores passavam a maior parte do tempo em combate", conta Marcello. Para ele, faltava espaço para os veículos realizarem manobras e se movimentarem. Com uma arena maior, o ritmo de jogo está mais próximo daquele que a Hoplon tinha imaginado na concepção do projeto.

Carros mais rápidos, patrocionadores e 'gambiarras' para maior personalização, itens mais baratos e melhorias gráficas completam a lista de mudanças.

Em um teste, as novidades parecem fazer sentido. Apesar de ter perdido o charme de ser um 'MOBA simplificado', o game agora oferece uma experiência capaz de manter interessado quem já é familiarizado com o gênero.

Apesar de controlarem carros, os jogadores ficavam parados atirando durante a maior parte das disputas na versão anterior do jogo. Isso foi remediado, e agora os espaços maiores e a mobilidade extra criam partidas mais dinâmicas.

Ainda é cedo para dizer se a reimaginação de "Heavy Metal Machines" servirá para atrair um público maior. Mas a Hoplon parece dedicada a fazer o game funcionar.

"Esse é o grande projeto atual da Hoplon. Continuamos trabalhando com games de outras produtoras, mas, em termos de títulos desenvolvidos por nós, 'Heavy Metal Machines' é o foco", explica Marcello.

"Assim como era quando começamos esse projeto, nosso objetivo ainda é transformar o jogo em uma peça importante no cenário de eSports", garante o produtor.