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BGS: Mercado de games no Brasil cresce em média 26% ao ano, diz estudo

do Gamehall

08/10/2014 16h52

Um estudo da consultoria Euromonitor International revelou que o mercado de videogames no Brasil cresce, em média, 26,3% por ano desde 2008, com arrecadação total de hardware, software e produtos digitais passando de R$ 673,2 milhões para R$ 2,1 bilhões em 2013. Atualmente, o país é o 13º maior mercado no mundo.

De acordo com a pesquisa, a principal explicação deste crescimento é devido à redução de preços dos produtos, que passaram a ser produzidos localmente e, assim, tornaram-se mais acessíveis ao consumidor. Além disso, lançamentos feitos em conjunto com o mercado internacional, assim como trabalho de tradução de dublagem, menus e legendas, ajudaram a tornar certos títulos mais atraente á população.

Crescimento digital

A popularidade de jogos online e o maior acesso à Internet banda larga também contribuíram para o crescimento do mercado brasileiro. O setor digital, em específico, teve o maior crescimento registrando, aumentando em 337,5% desde 2008.

"O Brasil é um polo de crescimento no mercado global de videogames, que hoje é liderado por Estados Unidos, Japão e Reino Unido", afirmou o analista Leonardo Freitas, um dos autores do estudo, que diz que o sistema de consumo destes países já está totalmente estruturado, enquanto o Brasil "está em desenvolvimento".

Segundo o estudo, a tendência é de que a arrecadação do mercado de games brasileiro chegue a R$ 4,6 bilhões até 2018, graças ao lançamento de novos produtos e maior consumo entre classes baixa e média.