Topo

Jogos online são ambientes menos convidativo às mulheres, diz estudo

do Gamehall

24/10/2014 12h05

Uma pesquisa realizada pela Pew Research Center, focado em abuso e assédio de usuários em comunidades na internet, indica que a comunidade de jogos online é significativamente mais convidativa a homens do que a mulheres.

O estudo, composto por entrevistas cerca de 3 mil usuários de internet masculinos e femininos, conclui que 51% dos entrevistados acredita que jogos online tem ambiente convidativo a ambos os sexos, enquanto 44% acreditam que seja uma comunidade voltada principalmente a homens.

Em comparação, apenas 14% dos pesquisados acreditam que sites de relacionamento sejam um ambiente mais voltado ao público masculino, com 66% declarando-os convidativos a ambos os sexos.

  • Reprodução

    Games online ficam atrás de apps de relacionamento, redes sociais, áreas de comentários de sites e páginas de discussão quando o assunto é ser amigável com as mulheres

Exceção à regra

"A maior parte de ambientes online são vistos como igualmente convidativos a homens e mulheres; a exceção são games online", descreve o estudo.

De acordo com as jogadoras entrevistadas, a maior parte de episódios de assédio e insultos recebidos por outros usuários "maus perdedores", e que a maioria procurou não ser intimidada pelos ataques.

O estudo também indica que 73% dos usuários de internet já viram algum episódio de assédio, enquanto 40% foram assediados de alguma forma. O estudo completo está disponível, em inglês, no site oficial do Pew Research Center.