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Com quase US$ 1 bi, "League of Legends" é jogo online mais rentável de 2014

Do UOL, em São Paulo

27/10/2014 18h45

Jogo online e gratuito, "League of Legends" já arrecadou US$ 946 milhões em 2014. O game é o líder num segmento que deve movimentar US$ 11 bilhões até o fim do ano, segundo pesquisa do instituto Super Data Research.

"League of Legends" superou jogos populares como "Crossfire", da coreana SmileGate, "World of Warcraft" e o rival "Dota 2", entre outros..

"World of Warcraft" completa 10 anos em 2014 e é um dos poucos casos de sucesso contínuo em games online que cobram assinatura para jogar. O jogo da Blizzard Entertainment teve um aumento de 600 mil usuários nos últimos meses, devido ao lançamento próximo da expansão "Warlords of Draenor" e ficou em quarto lugar no ranking do Super Data Research.

Atrás de "WoW" está o russo "World of Tanks", da Wargaming. "Dota 2", da Valve", aparece numa distante nona posição, arrecadando US$ 114 milhões em 2014.

A lista traz também "HearthStone", jogo de cartas gratuito da Blizzard Entertainment, estreando na 10ª posição. O game está disponível para PC e iPad e deverá receber versões para plataformas Android e iPhone em 2015.

Veja o ranking dos 10 jogos online mais rentáveis em 2014*:

Pos.JogoArrecadação
1.League of LegendsUS$ 946 milhões
2.CrossfireUS$ 897 milhões
3.Dungeon Fighter OnlineUS$ 891 milhões
4."World of Warcraft"US$ 728 milhões
5."World of Tanks"US$ 369 milhões
6."Maplestory"US$ 240 milhões
7."Lineage"US$ 178 milhões
8."Counter-Strike Online"US$ 148 milhões
9."Dota 2"US$ 136 milhões
10."HearthStone: Heroes of Warcraft"US$ 114 milhões

*Fonte: Super Data Research

De graça é mais legal

O Super Data Research aponta que enquanto "WoW" segue recuperando assinantes e deve fechar 2014 com 8,2 milhões de usuários e arrecadando quase US$ 1 bilhão em assnaturas, a maioria das publishers aposta cada vez mais em jogos gratuitos com microtransações.

Tanto que a própria Blizzard deixou o ambicioso projeto "Titan" para trás e abraçou o desenvolvimento de jogos como "HearthStone" e "Heroes of the Storm". Nos últimos anos, "WoW" ganhou uma porção 'free to play' e opções mais amplas de microtransações.

Para a Super Data Research, jogos gratuitos são mais populares entre as distribuidoras pela facilidade de expandir e monetizar novos mercados, que nem sempre tem uma base instalada de consoles razoável ou em países onde as pessoas costumam jogar em lan houses.

Segundo o instituto, a adesão dos jogadores em mercados como Brasil, Russia e Turquia é notável, mas não se compara ao mercado asiático. Os jogos online arrecadaram US$ 4,2 bilhões na Ásia em 2014, valor maior do que a América do Norte (US$ 3,1 bi) e Europa (US$ 2,1 bi).

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