Topo

Misturando MOBA e shooter, "Smite" quer invadir espaço de "LoL" e "Dota 2"

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

28/10/2014 18h00

Por mais que o mercado esteja sendo inundado de MOBAs, são poucos os jogos que buscam abocanhar parte do público de "League of Legends" e "Dota 2" fazendo algo realmente diferente. Um deles é "Smite".

Já disponível para PC no Brasil pelas mãos da Level Up!, o game apresenta a ação estratégica em arenas sob uma perspectiva incomum, e por isso torna-se capaz de divertir até mesmo quem não gosta de MOBAs tradicionais.

As batalhas de "Smite" não fogem do formato esperado. Lançados em diversas arenas, equipes compostas por deuses de várias mitologias, como Rá, Thor, Afrodite e Mercúrio, devem se enfrentar na disputa de objetivos.

Mesmo seguindo as regras básicas de um MOBA, o game tem um ritmo muito diferente por ser visto na terceira pessoa. Mais ágeis, os personagens ganham mobilidade e habilidades esperadas de um protagonista de shooter, e os conflitos, mais dinâmicos, pendem mais para o lado da ação do que da estratégia.

VÍDEO MOSTRA COMO FUNCIONA O MOBA "SMITE"

  •  

Mudança de ritmo

O gênero MOBA consome muito tempo e atenção de seus fãs. É difícil encontrar jogadores que mergulhem em mais de um título do gênero por vez - normalmente é um, ou outro. Suas mecânicas são diferentes apenas o suficiente para confundir quem pula rapidamente de "LoL" para "Dota", por exemplo.

  • Através de um torneio organizado na plataforma Xfire, oito equipes brasileiras foram selecionadas para disputar uma vaga para o Mundial de "Smite", que acontecerá em Atlanta em janeiro.

    A segunda fase da competição começa hoje (28) e vai até 16 de novembro. A vaga para o Mundial será decidida durante a Comic Con Experience, entre 4 e 7 de dezembro. Acompanhe aqui.

"Smite" escapa deste paradigma. Não há problema em encaixar uma partida dele entre as ranqueadas de seu MOBA favorito.

Quem quiser se dedicar integralmente às estratégias e ao metajogo de "Smite" também pode, pois o jogo também tem um aspecto competitivo forte.

Sua natureza versátil, que consegue agradar viciados e casuais, nasce de sua grande variedade de modos. Existem opções de 3 contra 3 a 5 contra 5, em mapas que priorizam um ou outro estilo de jogo. O modo Conquista, por exemplo, é o mais tradicional, com objetivos típicos de um MOBA. Já na Arena não existem rotas, mas sim um cenário circular em que a pancadaria rola solta.

O mesmo conceito de versatilidade se aplica aos personagens. Existem deuses para iniciantes, que lutam com mecânicas simples de controlar, mas também existem aqueles que cobram mais dedicação dos jogadores antes de apresentarem resultados positivos.

Não tão acessível

Um dos trunfos de MOBAs tradicionais que "Smite" não consegue reproduzir é sua acessibilidade em termos de requisitos mínimos de hardware.

Com gráficos e efeitos visuais mais complexos, o jogo cobra muito mais poder de processamento do que "League of Legends", por exemplo. Os requisitos recomendados do game da Riot são equivalentes aos mínimos necessários de "Smite".

Felizmente, como o jogo é grátis, qualquer um pode testar se sua máquina é potente o suficiente para rodá-lo bem. Em português, ele pode ser baixado aqui.