Topo

Para seguir relevante, "Resident Evil" busca inspiração nas raízes da série

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

03/11/2014 17h12

Sinal amarelo de alerta na Capcom: "Resident Evil" precisa mudar para voltar a fazer sucesso, mas o caminho para isso ainda é incerto.

Enquanto o badalado "Resident Evil 6" falhou em alcançar as altas expectativas de vendas estabelecidas, o modesto "Revelations" emplacou no 3DS e rendeu tanto versões em HD para consoles de mesa e computadores quanto a credencial para uma continuação, que chega em 2015.

UOL Jogos teve a oportunidade de testar uma versão estendida da demonstração de "Revelations 2" exibida no Brasil Game Show, assim como uma generosa porção do aguardadíssimo remake HD de "RE1".

Após experimentar os dois, algo fica muito claro: para manter "Resident Evil" relevante nos anos adiante, a Capcom busca inspiração nas raízes da série para fazer jogos novos melhores.

Revelações familiares

"Revelations 2" se apropria das melhores qualidades do game original: ambientes sinistros e restritos, tomados pelo suspense, e um enredo dividido em episódios, buscando replicar o ritmo envolvente de seriados de televisão.

No restante, trata-se de um jogo com ideias pouco exploradas em "RE". Chama a atenção a mecânica cooperativa, com a veterana Claire Redfield cuidando de armas de fogo e combates mais ferrenhos enquanto a novata Moira Burton ajuda na exploração, iluminando itens com uma lanterna e cegando inimigos com a luz.

Em relação à demo do BGS, foi possível explorar uma nova área que resgatava outro elemento típico dos primeiros "RE": os enigmas com portas trancadas e chaves específicas.

Isoladas em uma cadeia em ruínas, Claire e Moira são observadas por uma misteriosa vilã e devem explorar o lugar para abrir caminho. Nada dos corredores lineares de "RE 5" e "6": ainda que pequeno, o lugar oferece caminhos diversos que devem ser explorados com cuidado, já que inimigos e armadilhas espreitam por todo canto.

Resolvido o puzzle, começa uma batalha com chefe que evoca alguns dos melhores momentos de "RE 4", mas agora acrescidos do elemento cooperativo.

Um chefão equipado com um imenso martelo, acompanhado de outros zumbis, parte para cima das meninas. Seja jogando sozinho ou com um amigo, a estratégia ideal é usar a lanterna Moira para atrapalhar o adversário e alternar para Claire, que usa armas mais fortes para atacar.

Episódico, o game será dividido em quatro partes. A primeira delas sairá no início de 2015, para PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox One, Xbox 360 e PC. No Brasil, o game terá legendas em português.

CLAIRE EXPLORA A ESCURIDÃO EM "REVELATIONS 2"

  •  

O brilho eterno de um clássico

Enquanto "Revelations 2" aponta de forma modesta os caminhos que "RE" deve seguir no futuro, "Resident Evil HD" brilha como uma verdadeira jóia da coroa no portfólio da Capcom.

É incrível ver como a versão remasterizada de um jogo lançado originalmente em 2002 apresenta gráficos impressionantes.

Não importa se você é fã de longa data de "RE" ou só vai conhecer agora os primórdios da grife, é impossível não se impressionar com os detalhes bordados nos uniformes dos agentes da S.T.A.R.S., o brilho das chamas das velas na velha mansão Spencer, o pó que se levanta ao correr por assoalhos carcomidos e muito mais.

Novo e antigo se misturam bem na forma de modestas, mas significativas opções novas nos gráficos controles. Uma opção de tela em proporção 16:9 acaba aproximando os gráficos para preencher a tela, mas adiciona um interessante movimento suave de câmera ao navegar pelo cenário que deixa o jogo mais dinâmico.

  •  

Além disso, é possível também descartar o tradicional 'controle-tanque' por um esquema em que Jill e Chris andam para a direção apontada. Parece prático, mas os imprevisíveis cortes de câmera ao mudar de uma tela para outra podem confundir.

Às vezes, você está apertando para cima para avançar, mas aí a câmera muda e para continuar em frente é preciso mudar a direção no controle. Um pouco de treino e familiaridade com os cenários ajudam, mas, acredite, às vezes o 'controle-tanque' continuará sendo a opção mais versátil - especialmente para veteranos.

A ser disponibilizado via download em 2015 para PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One, "Resident Evil HD" dá uma verdadeira aula sobre como fazer uma remasterização em alta definição - como o remake em si já fez em 2002. Infelizmente, esta versão não terá legendas ou áudio em português.

Aliás, difícil imaginar que a Capcom já não esteja trabalhando também em tratamento idêntico a "Resident Evil Zero", que também nasceu como game exclusivo dos consoles Nintendo.

De olho no futuro

Apesar de novidades modestas, tanto "Revelations 2", quando "RE HD" mostram que a Capcom está preocupada e pensando bastante no futuro da série.

Não se tratam apenas das novidades em si. Não significa que os próximos anos de "RE" dependam da mecânica cooperativa revitalizada ou diferentes opções de controles e proporções de tela, mas sim que a Capcom está olhando para os elementos que simbolizam a essência de "Resident Evil" e testando maneiras diferentes de apresentá-los ao público.

Será que esse esforço todo e reverência ao passado vão funcionar? Que tipo de jogo podemos esperar de um eventual "Resident Evil 7" ou outros jogos da série? Isso, claro, só o futuro dirá, mas a maneira como os sucessos de outrora estão aparecendo nas produções atuais já é promissor.