Topo

Para recriar "Warcraft" no cinema, estúdio aposta em tecnologia de ponta

Théo Azevedo

Do UOL, em Anaheim*

10/11/2014 15h42

O longa-metragem "Warcraft", produzido em parceria entre Blizzard Entertainment, Warner Bros. e Legendary Pictures quer levar uma das mais consagradas sagas dos games para o cinema.

Mais do que adaptar o jogo para a telona, como já fizeram antes "Tomb Raider", "Mortal Kombat", "Hitman" e vários outros (com graus variados de sucesso), "Warcraft" quer estabelecer um novo marco tecnológico, com recriações digitais de personagens como os Orcs muito mais avançadas do que os vistos em "O Hobbit", por exemplo.

Para isso, o filme conta com o apoio da Industrial Light and Magic, produtora de efeitos especiais bem conhecida dos fãs de "Star Wars".

Em uma apresentação na BlizzCon 2014, convenção que aconteceu em Anahein, nos EUA, entre os dias 7 e 8 de novembro, UOL Jogos viu uma curta exibição do que esperar dos Orcs no filme: o personagem mostrado na tela de cinema tinha olhos que pareciam vivos, movimentos suaves no rosto, em músculos que moviam a mandíbula ossuda e pele com um brilho natural.

Quando o orc fala, a boca se move de forma natural (ainda que mais exagerada que um humano, já que a criatura possui dentes bem maiores). O orc se emociona, em demonstrações de tristeza e raiva.

"Queremos dar vida ao mundo de vocês, fãs do game", disse o diretor Duncan Jones, no vídeo. " Para isso, usamos o que há de mais novo em tecnologia de atuação digital para mostrar orcs tão verdadeiros quanto atores humanos”.

Aliança e Horda

A atenção dada aos Orcs em "Warcraft" é justificada: pelo menos metade do filme será dedicado aos grandalhões esverdeados, enquanto a outra metade será voltada para os humanos, seus principais inimigos. Ambos os grupos lideram as facções em guerra no mundo de "Warcraft": Aliança (humanos) e Horda (orcs).

Em um painel sobre o filme na BlizzCon, o diretor Duncan Jones ressaltou mais uma vez que ambas as raças terão o mesmo tempo na tela grande. Tanto é que os dois personagens principais são o paladino humano Anduin Lothar (Travis Fimmel) e o orc Durotan (Tobby Kebbel).

Entre humanos trajando complexas armaduras (que combinam o visual pesado dos trajes medievais com o traço exagerado influenciado por animes japoneses) e orcs digitalizados, vale destacar a presença de uma personagem única: Garona, uma criatura meio-orc, meio-draenei (outra raça do mundo de "Warcraft"), que é interpretada pela atriz Paula Patton e é a única personagem não-humana que não utilizará técnicas digitais de captura de movimento, apenas maquiagem.

"Temos nossos Orcs, temos os humanos e Garona é especial", explicou o diretor. "Nós não queríamos usar captura de movimento; nós queriamos uma atriz que pudesse interpretá-la ao vivo, que tivesse a intensidade física para as cenas de ação que o papel exige".

Para os fãs mais dedicados de "Warcraft", vale a curiosidade: o ator Clancy Brown, que fará o orc Blackhand no filme, já teve um contato anterior com outro personagem querido da Horda. Brown dublou Thraal no jogo "Warcraft Adventures: Lord of the Clans", que acabou cancelado antes do lançamento.

O filme servirá como uma história de origem para o rico universo da Blizzard, uma apresentação inicial da saga de "Warcraft" para o cinema. "Warcraft" deve chegar aos cinemas em 11 de março de 2016.

*O repórter viajou a convite da Blizzard.