Topo

Criador de "Mario" critica mesmice da indústria de games

do Gamehall

13/11/2014 17h10

Em entrevista com o jornal britânico The Telegraph, Shigeru Miyamoto, criador de ícones da Nintendo como "Mario", "Zelda" e "Donkey Kong", declarou abertamente seus problemas com o rumo da indústria de games nos últimos anos, e quer diferenciar a empresa japonesa ao criar experiências novas.

"O que as outras companhias estão fazendo tem sentido, economicamente", disse. "Mas é entediante. Os mesmos jogos aparecem em todas as plataformas. Na Nintendo, queremos um ambiente em que criadores de jogos podem colaborar e pensar em ideias para games que nunca foram concebidos até agora.

Jogador como diretor

Para o designer, a experiência é criada pelas mecânicas, e não gosta de associar a mídia de games eletrônicos com o cinema, dizendo que enquanto filmes são totalmente dependentes da visão do diretor, nos jogos o jogador serve este papel, com o desenvolvedor sendo responsável pelas ferramentas a serem utilizadas.

"Estes criadores de jogos mais jovens, eles querem ser reconhecidos", disse Miyamoto. "Eles querem contar histórias que toquem o coração das pessoas. E embora entenda este desejo, isso me preocupa. O que me esforço em fazer é tornar a pessoa jogando o game o diretor. Tudo o que faço é ajudá-los a sentir que, enquanto jogam, estão criando algo que só eles poderiam".

Curiosamente, as declarações de Miyamoto foram feitas durante uma exibição dos curtas baseados em "Pikmin", um dos grandes projetos dos últimos anos idealizados pelo designer - que não foram dirigidos por ele.