Topo

Hacker desbloqueia Nintendo 3DS com jogo esquecido da Ubisoft

do Gamehall

19/11/2014 20h43

O hacker Jordan "Smealum" Rabet finalmente encontrou uma forma de desbloquear o portátil Nintendo 3DS, permitindo a criação de software "homebrew" no sistema, utilizando o jogo "Cubic Ninja", lançado pela Ubisoft em 2011.

A notícia de que Rabet havia desbloqueado o portátil foi anunciada no início da semana pelo fórum GBAtemp, e poderá ser instalado em "virtualmente qualquer versão do Nintendo 3DS por aí, independente de firmware". Ou seja, é compatível com o 3DS original, 3DS XL, 2DS e New 3DS, com ou sem atualizações de sistema.

De acordo com um usuário do fórum, o destravamento torna possível a criação de software homebrew, como jogos, aplicativos e emuladores. Ele não permite, porém, o uso de versões piratas de games do 3DS.

O desbloqueio do portátil funciona de forma semelhante ao Wii, sendo necessário uma conexão de internet, um cartão SD e uma cópia de "Cubic Ninja". A revelação de qual é o jogo que permite o destravamento, consequentemente, fez o preço do game saltar em sites como o eBay e revendedores do Amazon, variando de US$ 30 a até US$ 500.

Caso a Nintendo procure alguma forma de corrigir a forma de desbloqueio, terá de trabalhar dobrado, já que o estúdio responsável por "Cubic Ninja", o AQ Interactive, fechou as portas em 2011, unindo-se ao Marvelous Entertainment.