Topo

"Recriar 'RE' é como restaurar um relógio antigo", diz produtor de "RE HD"

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

19/11/2014 13h03

Quem diria: com a nova geração de consoles finalmente dando vez a games mais complexos e elaborados, um dos títulos mais aguardados para 2015 é a versão remasterizada de um jogo de 2002... que por sua vez é remake de uma produção de 1996!

Porém, surpresa vira compreensão ao perceber que estamos falando de "Resident Evil HD Remaster", que vai dar a muitas pessoas a primeira oportunidade de experimentar propriamente um dos melhores exclusivos do já longínquo GameCube, da Nintendo.

Com versões para PlayStation 4, Xbox One, PC, PS3 e X360, "RE HD Remaster" não só traz o título para mais plataformas como atualiza seus gráficos para a alta resolução e acrescenta outras tantas novidades, como suporte a telas com proporção 16:9 e um novo sistema de controles, como alternativa ao famigerado 'esquema de tanque' dos primeiros "RE".

Recentemente, UOL Jogos teve a oportunidade de conversar com o produtor Yoshiaki Hirabayashi, um dos três que capitaneou a produção de "RE6", que falou sobre o desafio de cuidar de um game tão querido e muito mais. Veja abaixo a entrevista completa.

UOL Jogos: Por que relançar o remake de "RE"?

  • Divulgação

    "Sou um dos muitos fãs de 'RE Zero'. Eu adoraria a oportunidade de trabalhar com este jogo também", conta o produtor Yoshiaki Hirabayashi

Yoshiaki Hirabayashi: "Resident Evil" é muito conhecido entre fãs de terror como o jogo que popularizou o gênero. E, entre tantos games, a versão de GameCube do primeiro "RE" é considerada por muitos como uma obra-prima.

Vimos isso como uma grande oportunidade de oferecer aos jogadores uma nova oportunidade de curtir este pedaço importante da franquia.

Além disso, estamos em um momento em que é tecnologicamente possível criar uma boa e nova versão do game com elementos inéditos.

Ele foi desenvolvido originalmente para um hardware muito menos poderoso do que as máquinas atuais, então os produtores tiveram de usar muitos truques e gambiarras para conseguir os resultados que queriam.

Isso significa que qualquer tentativa de replicar o jogo em outras plataformas exigiria muito trabalho de adaptação para funcionar. Só agora chegamos em um ponto em que estamos confiantes o bastante para assumir esse desafio.

UOL: Como foi trabalhar com dados da antiga versão de GameCube?

Hirabayashi: A versão original foi criada com muita maestria, então tem sido um grande desafio criar uma versão remasterizada dessa experiência. Para esta nova edição, não estávamos felizes em simplesmente melhorar a resolução e deixar por isso. Queríamos oferecer uma experiência definitiva, trabalhando com os gráficos originais e dando a atenção devida a cada detalhe.

É como restaurar um antigo relógio de pulso. Começamos desmontando o que tínhamos e depois cuidadosamente polindo cada pequeno detalhe antes de montar tudo de novo.

O game original usava cenários pré-renderizados - às vezes imagens estáticas, às vezes filmes. Pegamos cada uma destas cenas e aumentamos a resolução, adicionamos efeitos de luz e outros mais. Em alguns cenários nós chegamos até a recriar modelos poligonais para fazer jus ao grau de qualidade que buscamos. Aliás, fizemos tudo isso também com os personagens do jogo.

VEJA O TRAILER DE "RESIDENT EVIL HD REMASTER"

  •  

UOL: O primeiro "RE" é um jogo bem difícil. Como você acha que jogadores mais novos vão lidar com este tipo de desafio?

Hirabayashi: Bom, isso depende de cada pessoa, mas acho que os jogadores vão ficar felizes com o que criamos. Nos esforçamos para incluir elementos modernos, como um novo esquema de controle. Também incluímos uma nova opção de dificuldade mais fácil.

Foi difícil fazer com que os novos controles e o modo Very Easy ainda preservassem a sensação do game original e honrassem o título de 'survival horror'.

Vale notar, também deixamos no game todas as mesmas opções presentes no título original.

UOL: Mesmo depois de tantos anos, o primeiro "RE" ainda é muito querido pelos fãs. Qual é o segredo?

Hirabayashi: Bom, certamente devemos muito ao criador da série, Shinji Mikami. Todas as suas ideias de survival horror estão presentes neste jogo. É um daqueles casos raros em que você pode sentir que a equipe de produção se dedicou de coração ao game e cada decisão foi tratada com muita importância.

UOL: É difícil falar do remake de "RE" sem pensar em "Resident Evil Zero". Podemos esperar por uma versão HD dele também?

Hirabayashi: Desculpe, mas no momento não tenho nada para falar sobre isso. O que posso dizer - enquanto jogador - é que eu também sou um dos muitos fãs de "RE Zero". Eu adoraria a oportunidade de trabalhar com este jogo também.