Topo

"E.T." representa só 10% dos jogos enterrados no deserto, diz documentário

Do UOL, em São Paulo

20/11/2014 16h25

O documentário "Atari: Game Over" já está disponível para os assinantes Xbox Live Ouro, anunciou a Microsoft. O vídeo, com duração de pouco mais de 1h, é uma produção original do Xbox que revela bastidores da produção do infame jogo "E.T." e os últimos dias não só da Atari, mas da indústria de games como um todo, antes do "crash", 30 anos atrás.

A produção também acompanha a escavação do sítio no Novo México (EUA), onde milhares de cartuchos de "E.T." encalhados na Atari acabaram enterrados, junto com outros games da época, como  "Asteroids", "Centipede", "Star Raiders" e "Missile Command". Segundo o documentário, "E.T." representa só 10% dos cartuchos enterrados.

O documentário "Atari: Game Over" traz entrevistas e histórias curiosas da época, como, por exemplo, a produção acelerada de "E.T." para que o game chegasse às lojas no Natal de 1983 (e que resultou na péssima qualidade do jogo): enquanto um jogo de Atari levava cerca de 5 ou 6 meses para ficar pronto, "E.T." foi feito em 5 semanas.

Veja mais curiosidades do documentário "Atari: Game Over":

. O produtor de "E.T.", Howard Warshaw fumou maconha em seu primeiro dia de trabalho na Atari
. A Atari tinha um ambiente festivo até demais. Dizia-se internamente que "nós tomamos diversão intravenosa"
. Jogos de Atari levavam entre 5 e 6 meses para ficarem prontos, mas "E.T." foi feito em 5 semanas
. Uma estação de trabalho foi instalada na casa do produtor Warshaw para ele continuar trabalhando em "E.T." quando não estivesse na Atari
. Steven Spielberg, diretor do filme "E.T." jogou e aprovou o game antes do lançamento
. Cópias de "E.T." representam apenas 10% dos cartuchos enterrados no deserto do Novo México