Topo

Com visão em 1ª pessoa, "GTA V" de PS4 e Xone é mais chocante e imersivo

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

26/11/2014 15h48

Quando foi lançado em setembro de 2013 para PlayStation 3 e Xbox 360, "Grand Theft Auto V" já era um dos melhores games já feitos.

Clássico instantâneo, o jogo conseguiu inovar na fórmula onde é rei, trazendo uma trama digna de Hollywood, muita ação, mecânicas de jogo inovadoras e uma atenção aos detalhes como só a Rockstar Games consegue oferecer.

Agora, "GTA V" chega aos consoles PlayStation 4 e Xbox One, trazendo além das óbvias melhorias gráficas, uma adição inusitada e que muda muito a experiência: uma visão do jogo em primeira pessoa. Ao ativar essa opção, o game se torna muito mais imersivo e pode até transformar o jeito que você joga "GTA".

De olhos bem abertos

A visão em primeira pessoa é uma das opções de câmera e pode ser ativada quase a qualquer momento do jogo (nas cenas de animação e em algumas poucas passagens a câmera permanece mostrando todos os personagens em cena, para maior efeito dramático).

Jogar desse jeito não transforma "GTA V" em um "Call of Duty" (ainda bem!) mas cria uma experiência ainda mais imersiva quando você enxerga Los Santos pelos olhos de Franklin, Michael e Trevor ou mesmo do seu avatar no modo GTA Online.

Jogar "GTA V" em primeira pessoa inclui um novo conjunto de controles, mais apropriado para o tiroteio, o que deixa a ação mais parecida com jogos de tiro.

A mira automática continua presente na configuração padrão, mas é possível escolher configurações diferentes, desde mira livre até auxílios apenas em momentos oportunos, como ao atirar por cima de uma cobertura.

Novas animações tornam tanto o tiroteio quanto as lutas mano-a-mano mais vivas e brutais, o que pode até mudar um pouco o jeito que você joga "GTA V". Esfaquear um banhista que toma sol na praia pode parecer divertido para alguns, mas quando você vê a cena de perto, a violência é chocante e nada divertida.

O mesmo vale para quando se está no volante: fica mais difícil fazer barbaridades no trânsito porque você perde a noção espacial de quando vê os carros na rua.

Todos os carros tem interiores razoavelmente detalhados, embora a imagem nos retrovisores não seja lá essas coisas. Bater o carro gera acidentes impressionantes vistos do cockpit. Quando o carro roda na pista e só o que você vê é o cenário girando e passando em alta velocidade, a sensação é assustadora.

Ainda mais chocante é atropelar alguém nesse modo de jogo. Normalmente, em "GTA V", o que você vê é o carro acertando o pedestre e um boneco voando e caindo de algum jeito esquisito. Em primeira pessoa, você vê o pedestre surgir na frente do carro, vê o olhar assustado da vítima antes do corpo bater no vidro e o corpo se chocando com o carro e saindo de cena em alguma direção. A sensação é a de um atropelamento, e não de algo corriqueiro.

VEJA "GTA V" RODANDO COM VISÃO EM PRIMEIRA PESSOA

  •  

Aprecie a vista

Onde essa opção de câmera brilha é nos veículos aéreos. Seja em helicópteros ou aviões, a combinação do cockpit super detalhado, cheio de mostradores, e o cenário deslumbrante (com uma paisagem enorme que já está lá desde o primeiro instante e não é construída conforme você se aproxima) é puro deleite visual para o jogador.

O mero ato de caminhar por Los Santos, vendo as ruas e seus habitantes de perto, observando os detalhes de vitrines, grafites nos muros e as atividades cotidianas provoca uma sensação diferente e, de certa forma recompensadora, pela proximidade provocada pela visão em primeira pessoa.

Jogar a campanha de "GTA V" inteira dessa forma não é tarefa fácil. Algumas missões, como a perseguição ao iate na rodovia, ficam bem mais difíceis, por conta do campo visual limitado dentro do carro e da mira difícil quando se está dirigindo. É uma pena o jogo não oferecer um troféu ou conquista a mais para quem tenta encarar toda a campanha desse jeito (a lista é a mesma dos veteranos PS3 e X360).

Mesmo passível de melhorias, a opção de visão em primeira pessoa oferece uma forma diferente de experimentar as confusões de "Grand Theft Auto V".