Topo

'Pai dos videogames', Ralph Baer morre aos 92

Do UOL, em São Paulo

07/12/2014 20h03Atualizada em 08/12/2014 11h38

Considerado o "pai dos videogames", morreu neste último sábado (6) aos 92 anos de idade. A família divulgou publicamente o fato no domingo (7). Nascido na Alemanha, o cientista e inventor criou o Magnavox Odyssey, conhecido como o primeiro console doméstico. 

O aparelho foi comprado pela Magnavox em 1971, e um ano mais tarde lançado publicamente.

Ralph Baer também é creditado como o inventor do jogo de memória Simon, que ficou popular no Brasil durante a década de 1980 sob o nome Genius.

Além de ter recebido o título de "pai dos videogames", Baer foi premiado como um pioneiro ao longo de sua vida. Ele recebeu dois prêmios distintos do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e o prêmio de pioneiro da Game Developers Conference em 2008. Em 2006, ele recebeu das mãos do então presidente norte-americano George W. Bush a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação.

A confirmação do falecimento veio por parte do site Gamasutra. O cientista deixou para trás três filhos e mais de 150 patentes registrados em seu nome.

Surgimento da ideia

Em 1966, o então funcionário de uma empresa de aparelhos eletrônicos no estado de New Hampshire, EUA começou a explorar a ideia de jogar games na TV. Ao lado de dois companheiros, Bill Harrison e Bill Rusch, ele criou uma série de protótipos que culminaram com o modelo inicial do Odyssey.

Baer também foi responsável pela criação de uma pistola de luz, parte do pacote "Shooting Gallery", que foi o primeiro periférico lançado para um console de games.

O sucesso do Odyssey inspirou uma série de empresas concorrentes, como a Atari de Nolan Bushnell. Inspirado pelo "Table Tennis" de Baer, Bushnell viria a criar o celebrado "Pong".

  • O Magnavox Odyssey foi o primeiro console caseiro, lançado em 1972

O pioneiro

Grande sucesso na década de 1970, o Magnavox Odyssey recebeu 27 diferentes games ao longo de sua existência, distribuídos em 12 cartuchos. 330 mil cópias do console foram vendidas - número que, na época, garantiu que várias outras empresas passassem a se interessar pelo mercado de consoles caseiros.

Dentre os títulos lançados para a plataforma estavam "Tennis", "Brain Wave", "Ski", "Wipeout", "Simon Says" e "Shootout".

Fortalecida pelo sucesso de "Pong", a Atari lançou o 2600 e tornou o Odyssey obsoleto. Baer, porém, continuou trabalhando como inventor. Em 1978, ao lado de Howard J. Morrison, ele criou o jogo de memória eletrônico Simon, que obrigava os usuários a memorizarem uma sequência de cores para depois pressionar os botões na ordem correta.

Com o passar dos anos, Baer se mostrou incomodado por quão violentos os games tinham se tornado. "Eu acho isso uma vergonha. O que eu criei se tornou uma abominação. Você vê a mesma coisa na música, na literatura, na arte - em todas as formas de arte", disse o cientista em entrevista à Salt Lake Tribune em 2011.

Em um perfil publicado pelo site Vice na ocasião de seu 90º aniversário, o cientista revelou que ainda mantinha uma pequena oficina em sua casa na cidade de Manchester, em New Hampshire, onde ele trabalhava em pequenas novas invenções.

  • O jogo Simon, muito popular nos anos 1980, é outra das criações de Ralph Baer

Repercussão

Em seu perfil no Twitter, Cliff Bleszinski, o criador de "Gears of War", lamentou a perda de Baer. "Obrigado por fazer nascer essa mídia incrível que fez tanto por mim, tanto pessoalmente como profissionalmente", disse.

Larry Hryb, o Major Nelson da Microsoft, publicou uma série de fotos que tinha tirado ao lado do inventor este ano. "Descanse em paz, Ralph. Obrigado por criar essa indústria incrível", afirmou.