Topo

Steam ativa trava de região para jogos vendidos no Brasil e Rússia

do Gamehall

17/12/2014 18h01

A partir de agora, todos os jogos da plataforma digital Steam comprados no Brasil terão uma trava de região que limita seu uso em territórios da América Latina. A decisão veio por parte da própria Valve após a forte queda do valor do rublo - a moeda russa - no mercado internacional

A notícia surgiu primeiro por meio do desenvolvedor Tomáš Duda, que revelou que jogos teriam travas nas regiões próximas do Brasil, Indonésia e Rússia e os países da antiga União Soviética. Algum tempo depois, a Valve se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

"Como muitos devem saber, nossas ferramentas sugerem preços baseados em pesquisa de mercado e paridade em poder de compra. No caso de territórios como Rússia, Brasil, e o Sudeste Asiático, sugerimos um preço mais baixo do que uma conversão direta para o dólar", diz o comunicado. "O que estamos fazendo imediatamente é em resposta à queda do rublo é limitar a troca e presentes da Rússia para prevenir pessoas de tomar vantagem da situação".

Anteriormente, usuários do Steam de outros países tinham a opção de comprar chaves de jogos de mercados com valores menores - como o Brasil e a Rússia - por meio de sites paralelos ou revendedores como a Nuuvem, além de poder receber games como presentes de jogadores destas regiões.

Agora, as chaves dos jogos só funcionarão nestes países e determinados arredores, e presentes de usuários de lugares como o Brasil não poderão ser ativados por quem tem uma conta em regiões como os Estados Unidos e a União Europeia.

Limitações

"Todos os consumidores terão um aviso prévio quando estiverem comprando um presente antes de fechar o pedido [em regiões com trava", indica a Valve. A política vale apenas para jogos adquiridos a partir de agora, e jogos comprados nos países com trava antes da mudança ainda poderão ser utilizados livremente.

Esta mudança vem em uma época importante para o setor financeiro da companhia, já que a promoção de vendas do fim de ano na plataforma devem começar amanhã (18).