Topo

Retrospectiva: veja 50 fatos que marcaram o mundo dos games em 2014

Claudio Prandoni e Victor Ferreira

Do UOL, em São Paulo

22/12/2014 19h41

Adeus, Ano Velho! Feliz Ano Novo!

Mais uma temporada se vai no mundo dos jogos eletrônicos, marcada por grandes lançamentos e episódios pra lá de pitorescos. Só em 2014, por exemplo, vimos o surgimento do inusitado "Twitch Plays Pokémon" e o fenômeno "Flappy Birds".

Para relembrar os momentos mais marcantes de 2014, compilamos a lista abaixo, em ordem cronológica, com os principais fatos e links para as respectivas reportagens, caso você queira se aprofundar mais nos acontecimentos.

Qual foi seu momento preferido do ano? Que fato você carregará para sempre com carinho na memória? Conte pra gente no espaço para comentários, lá no final da página!

JANEIRO

Uma das primeiras grandes novidades do ano veio da Valve, durante a CES 2014, que mostrou algumas versões das Steam Machines - que, sim, no final são caixinhas pretas que rodam games...

Ainda na CES, a Sony embarcou na onda do ~processamento em nuvem~ e anunciou o PlayStation Now, serviço para aparelhos da empresa, que rodará jogos de PlayStation via streaming. Por ora, está em período de testes beta no exterior e ainda não funciona muito bem aqui no Brasil.

Pouca gente sabia, mas a série "Gears of War" não era da Microsoft. Em janeiro passou a ser, quando a empresa comprou a franquia da produtora Epic Games. Daqui pra frente, não tem mais boato de "Gears" pra algum PlayStation...

FEVEREIRO

Que vergonha, hein, Samuragochi-san! Em fevereiro o compositor musical surdo Mamoru Samuragochi revelou que não escreveu suas principais composições - elas foram, na verdade, obras de um assistente contratado. Entre estes trabalhos, veja só, estava a versão "Director's Cut" do primeiro "Resident Evil".

Assombrado - e incomodado - pelo sucesso do modesto Flappy Bird,o próprio criador Dong Nguyen removeu o jogo da loja. Seis meses depois, em agosto, o game voltou pras lojas virtuais dos smartphones com novos tipos de partidas.

Com a ascensão do eSport no Brasil e no mundo, chegou oficialmente ao país uma das marcas mais populares do segmento, o MLG.

Do nada, meio sem querer, um velho jogo de Game Boy desbancou todos os jogos mais vistos no serviço de streaming Twitch: "Pokémon", o primeirão, de 1998. Mas com um 'twist': aqui, todos que assistiam à partida também podiam dar comandos. A jornada rendeu momentos, memes e personagens memoráveis, como o pássaro Abba Jesus e o culto a Helix.

MARÇO

Após longa espera e muita polêmica, "SimCity" abandonou a obrigatoriedade de conexão online constante e ganhou um modo offline.

A realidade virtual começa a ganhar tração: a Sony anuncia o Morpheus, um visor com design invocado e ainda sem data para sair que funcionará com o PlayStation 4.

Demorou oito anos, mas, acredite, um jogador alcançou a mística marca de 1 milhão de pontos no Gamerscore. Será que o gato também ajudou no tarefa?

Mais lenha na fogueira da realidade virtual: pela bagatela de US$ 2 bilhões, o Facebook comprou a Oculus VR, fabricante do badalado Oculus Rift.

ABRIL

Muito se falou sobre a Amazon criar um console e o que veio foi o FireTV, uma espécie de central de mídia que também roda jogos de Android. Ainda estamos na dúvida se é um console mesmo...

Lenda urbana ou realidade? Acabou o mistério! Uma equipe de escavação encontrou os elusivos cartuchos de "E.T.", do Atari 2600, enterrados no deserto do Novo México, nos EUA. A escavação era parte de um documentário produzido pela Microsoft.

MAIO

E lá se foi o disco voador: depois de muitas boas temporadas, em especial com a série "Tony Hawk's Pro Skater" e alguns títulos do Homem-Aranha, o estúdio Neversoft fechou suas portas.

Que fase, hein, amigo? Por conta das fracas vendas do Wii U, a Nintendo fechou mais um ano fiscal no vermelho. Sorte que o final de 2014, mudou um pouco a situação...

Demorou quase seis meses para a Sony lançar o prometido conteúdo do Ayrton Senna para "Gran Turismo 6", mas a espera compensou. Com pistas e carros que remontam ao início da carreira do eterno campeão, é uma homenagem interativa de muita qualidade - e de graça!

JUNHO

Clássico imortal dentre os quebra-cabeças, o ingênuo e viciante "Tetris" completou 30 anos! A obra de Alexey Pajitnov ganhou nova versão neste ano, pelas mãos da Ubisoft, e o designer russo até comentou que sonha em ver um dia o puzzle entrar de vez nas arenas do eSport.

A Nintendo aproveitou a E3 para arregaçar as mangas e finalmente mostrar seus novos ~brinquedos interativos~. Os Amiibos estrearam com o novo "Smash Bros." para Wii, mas também funcionam em vários outros jogos do console.

Para combater as boas vendas do PS4, a Microsoft anunciou pacotes mais baratos do Xbox One sem a câmera Kinect.

JULHO

Essa muita gente viu chegando: Cliff Bleszinski, conhecido por ser um dos criadores de "Gears of War", saiu da aposentadoria e fundou um novo estúdio para criar um game de tiro online gratuito.

Além de

E aí: eSport também é esporte? A dúvida ficou ainda mais acirrada quando o canal gringo ESPN transmitiu as finais do campeonato mundial de "Dota 2" - que, por sinal, tinha uma premiação pra lá de generosa...

AGOSTO

Polêmica no mundo do futebol virtual: por conta de problemas com licenciamentos de clubes e jogadores, "FIFA 15" ficou sem times e atletas do Brasil. Por sua vez, para contornar a situação, a Konami negociou com 21 clubes do Brasil e dezenas de jogadores. No final, vários atletas 'genéricos' entraram no game, como este cabeludo Rojeio, versão do craque Rogério Ceni.

A temporada 2014 foi realmente marcante para o eSport no Brasil: pela primeira vez tivemos uma equipe nacional no Mundial de "League of Legends". A Kabum! ainda fez bonito ao vencer - e eliminar - no torneio o time campeão europeu.

Direto do túnel do tempo, a Activision reviveu a marca Sierra, responsável por clássicos marcantes, como a série "King's Quest".

Polêmica e exclusividade são palavras que andam de mãos dadas no mundo dos games: na semana da Gamescom, a Microsoft anunciou exclusividade de "Rise of the Tomb Raider"... para 2015. Ficou mal explicado, mas trata-se de uma exclusividade temporária que só vale para o ano de 2015. Ou será que não?

Não relacionado com a política do nosso país, o demo "P.T." (abreviação para "Playable Teaser") saiu gratuitamente para o PS4 durante a Gamescom. Quem conseguia terminar a demo descobria que ela é, na verdade, um teaser para um tal de "Silent Hills", feito por Hideo Kojima em parceria com o diretor Guillermo del Toro. O protagonista terá a aparência e a voz de Norman Reedus, conhecido por seu papel na série "The Walking Dead".

Receba o poder do financiamento coletivo: o simulador espacial "Star Citizen" arrecadou mais de US$ 55 milhões dos fãs e entrou no livro dos recordes!

Jogar videogame ao vivo é uma das ondas do futuro e a Amazon sabe disso: por isso que a empresa gastou US$ 970 milhões para comprar o Twitch, um dos sites mais populares que oferece este tipo de serviço.

Você acha que já está na hora de a Nintendo lançar um novo 3DS? Não importa, fato é que a Big N já anunciou - e lançou - o New Nintendo 3DS, versão aprimorada do portátil. No ocidente, ainda não falaram quando sai ou mesmo se sai por aqui.

Em agosto estourou de vez também o chamado 'Gamergate', que, mais do que nunca, trouxe à tona debates sobre machismo nos games e na própria indústria de jogos eletrônicos e muitos outros temas. Uma das figuras mais importantes deste episódio é Anita Sarkeesian, comunicadora notória por trabalhos que buscam defender as mulheres e escancarar o machismo presente na indústria cultural.

SETEMBRO

Mais uma empresa que abriu bonito a carteira em 2014: a Microsoft desembolsou cerca de US$ 2,5 bilhões para comprar o estúdio sueco Mojang, isso mesmo, o responsável pelo mega hit "Minecraft".

Após 14 anos, o mercado chinês se abriu para os videogames e o primeiro a tentar a sorte por lá foi o Xbox One. O PS4 sai só no começo de 2015.

Temos nossas dúvidas se muitos jogadores lamentaram este anúncio: a Sony revelou que em 2015 vai encerrar o PlayStation Home, mundo virtual que era uma espécie de "Second Life" para PS3.

OUTUBRO

Mais um grande clássico assoprou as velinhas: o estrategista "SimCity" celebrou 25 primaveras. Lembra como era a primeira versão, essa da foto abaixo?

Grandes títulos protagonizaram verdadeiras decepções na temporada, saindo com diversos bugs e, principalmente, falhas grotescas em suas funções online. A trinca abaixo - "Assassin's Creed Unity", "DriveClub" e "Halo: Master Chief Collection" - sintetiza todos os problemas que nunca mais queremos ver em títulos AAA.

A Microsoft até que tentou, mas não rolou: o Xbox Entertainment Studios, divisão voltada para criação de séries, filmes e documentários, foi encerrada. Ao menos, até que rendeu alguns bons frutos...

Famosa por ter sido uma das responsáveis pelo primeiro "Assassin's Creed", a produtora Jade Raymond bateu asas e voou: saiu da Ubisoft após 10 anos trabalhando na empresa. Jade ainda não anunciou seus próximos projetos - deve estar curtindo merecidas e longas férias...

Famoso por dirigir durante anos a EA, o executivo John Riccitiello assumiu como CEO da Unity Technologies.

Hora da virada: depois de três anos só com prejuízos amargos, a Nintendo contou com a força de "Mario Kart 8", do Wii U, e "Smash Bros." para 3DS para voltar a lucrar - e deu certo!

Alguém ainda estava esperando por este aqui? Infelizmente (ou não), a produtora Bethesda anunciou o cancelamento de "Prey 2".

NOVEMBRO

Mais uma data comemorativa de peso: o MMO "World of Warcraft" completou 10 anos de vida! Celebrou com sua 5ª expansão - "Warlords of Draenor" - e alcançou de novo a marca de 10 milhões de assinantes.

Aliás, a Blizzard também anunciou o game de tiro "Overwatch", primeira franquia original da empresa após 17 anos - a última tinha sido "Starcraft"!

"Call of Duty" caiu um pouco em vendas, mas não perdeu o brilho: com "Advanced Warfare" a série ultrapassou US$ 10 bilhões em faturamento, consolidando-se como a maior franquia do entretenimento.

O Brasil não tem Amiibos, mas isso não é problema: os brinquedos vendidos no McLanche Feliz, do McDonald's fizeram a alegria dos fãs do bigogudo e venderam muito mais do que se esperava...

DEZEMBRO

Campeão da geração 32-bits em acirrada luta contra o Sega Saturn, o primeiro PlayStation completou 20 aninhos de vida. Foi até homenageado com uma edição especial do PS4. Parabéns!

A popularidade do eSport tem chamado atenção de muita gente mesmo. Voltado para, digamos, 'entretenimento adulto', o site YouPorn fechou parceria com o time Play2Win, de "Dota 2", que passou a se chamar Team YP.

O ano foi pontuado por vários grandes lançamentos, mas ficou um gostinho amargo: muitos dos principais títulos previstos para 2014 foram adiados para 2015, como "Batman: Arkham Knight", "The Witcher 3", "Evolve" e todos esses outros abaixo.

Vale lembrar, a temporada 2014 também foi marcada por uma verdadeira enxurrada de remasterizações de games antigos para os novos consoles - e alguns até para o velho PS3.

O finalzinho do ano ainda reservou um anúncio de peso para fãs de games de luta: "Street Fighter V" já está em produção e terá versões para PlayStation 4 e PC. Aliás, segundo a Sony, o PS4 será o único console a receber o game...

Em tom um pouco mais triste, mas de homenagem e reverência, o ano de 2014 também deu adeus a um dos mestres mais antigos dos videogames: Ralph Baer, inventor do Magnavox Odyssey, aclamado como o primeiro console doméstico.