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Conheça 4 jogos brasileiros que vão invadir os consoles em 2015

Théo Azevedo

Do UOL, em São Paulo

08/01/2015 10h00

O ano de 2015 será marcante para o desenvolvimento nacional de games: há nada menos que quatro jogos indies com lançamento programado para videogames, entre PlayStation e Xbox. Trata-se de um fenômeno recente, já que nunca Sony e Microsoft foram tão receptivas à produção independente quanto agora – a Nintendo segue à parte da tendência, no entanto.

Cada uma das produções brasileiras varia em gênero até orçamento, que vai de R$ 50 mil, no caso de “Ninjin”, a R$ 550 mil. As equipes, em geral, são modestas, variando entre três e 13 funcionários.

Conheça os jogos brazucas que vão pintar nos videogames este ano:

  • Divulgação

    No criativo "Chroma Squad" você produz seu próprio seriado de ação japonês

Chroma Squad
Para: PC/Mac/Linux, PlayStation 4, PS Vita e Xbox One
Behold Studios (Brasília, DF) | Chega em: 2º trimestre de 2015
Profissionais envolvidos: 5 | Orçamento: R$ 550 mil
Tempo de produção: 18 meses

Provavelmente o jogo brasileiro de maior renome nos dias atuais, “Chroma Squad” realiza um sonho que talvez você nem soubesse que tinha: controlar um esquadrão de heróis japoneses ao melhor estilo “Power Rangers”, numa combinação de RPG, simulação, gerenciamento e batalhas táticas.

Cerca de R$ 100 mil dos R$ 550 mil referentes ao orçamento de “Chroma Squad” foram financiados pelos próprios jogadores no Kickstarter, além das cópias adquiridas em pré-venda. Curiosamente, é o único dos games brasileiros que têm lançamento confirmado no Xbox One.

  • Divulgação

    "Toren" já foi comparado aos cultuados "Ico" e "Shadows of the Colossus"

Toren
Para: PC/Mac/Linux, PlayStation 4
Swordtales (Porto Alegre, RS) | Chega em: 1º semestre de 2015
Profissionais envolvidos: 5, além de freelancers Orçamento: R$ 500 mil (valor estimado)
Tempo de produção: 4 anos

"Toren" foi o primeiro jogo beneficiado pela Lei Rouanet, de incentivo à produção cultural, obtendo R$ 350 mil. Porém, os sócios da Swordtales colocaram dinheiro do próprio bolso também: “Trabalhamos um ano e meio sem remuneração alguma, algo que estimamos ficou na casa dos R$ 150 mil”, conta Vitor Severo Leães.

O jogo é uma aventura em 3D, com belos cenários e criaturas místicas, o que já rendeu comparações até com "Ico" e "Shadows of the Colossus", da Team Ico. A Swordtales fechou uma parceria com a Versus Evil, uma publisher que tem ajudado na produção. “A empresa é composta por profissionais extremamente competentes, que entendem bem a realidade de um estúdio indie”.

TRAILER APRESENTA "TOREN"; ASSISTA

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  • Divulgação

    O coelho guerreiro de "Ninjin" corre automaticamente pela tela e você detona os inimigos

Ninjin
Para: PC, PlayStation 4 e PS Vita
Pocket Trap (Piracicaba, SP) | Chega em: 2015
Profissionais envolvidos: 3 | Orçamento: R$ 50 mil
Tempo de produção: já foram 6 meses

Criado por jovens paulistas, "Ninjin" primeiramente deu as caras no mobile, onde segundo os próprios criadores "não pagou as contas", mas abriu portas: agora a Pocket Trap trabalha na adaptação para PS Vita e PlayStation 4, além do PC. O jogo é estrelado por um coelho ninja e tem visual pixelado inspirado no Japão Feudal. O personagem corre sozinho, mas cabe ao jogador controlar seus ataques para derrotar os inimigos.

A produção está sendo bancada por um edital da Prefeitura de São Paulo, no valor de R$ 50 mil, e não será um mero port: “Caso o jogo precise de mais tempo de desenvolvimento que esse valor pode oferecer, vamos estudar investimentos e editais”, diz Rodrigo Zangelmi, um dos produtores.

  • Divulgação

    Em "Krinkle Krusher", você protege um castelo de monstrinhos invasores

Krinkle Krusher
Para: PlayStation 3, PlayStation 4, PS Vita
Ilusis Interactive (Belo Horizonte, MG) | Chega em: fevereiro de 2015
Profissionais envolvidos: 13 | Orçamento: R$ 180 mil
Tempo de produção: 1 ano

Com mecânicas de tower defense, gênero consagrado por jogos como “Plants vs Zombies” e “Kingdom Rush”, “Krinkle Krusher” coloca você no papel de uma luva mágica que deve defender um castelo dos krinkles, as criaturinhas coloridas que dão nome ao jogo. Há tudo o que se pode esperar num título do gênero, como magias, chefões e algumas dezenas de fases.

No PS Vita, a tela sensível ao toque torna os controles mais intuitivos, restando ver como a experiência vai funcionar no PS3 e PS4. A Ilusis, produtora do jogo, tem experiência em mobile, com jogos como “SocceR10”, futebol estrelado por Ronaldinho.

ASSISTA AO TRAILER DE "KRINKLE KRUSHER"

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Indies brasileiros no Xbox? “A Microsoft não dá muita bola...”

  • Reprodução

    Dos quatro jogos brasileiros programados para chegar aos videogames em 2015, apenas “Chroma Squad” será lançado para a plataforma Xbox – no caso, o Xbox One. “Estamos tentando [lançar o ‘Ninjin’ no Xbox], mas eles [Microsoft] não deram muita bola. Talvez com o jogo adiantado eles se empolguem mais”, conta Rodrigo Zangelmi, da Pocket Trap.
    Já a Swordtales, de “Toren”, preferiu dedicar-se ao PlayStation antes de novas aventuras: “Desenvolver jogos para consoles é muito difícil para uma equipe pequena como a nossa. Trabalhamos com a tecnologia da Sony há mais tempo e temos um domínio maior sobre ela, mas estamos conversando com a Microsoft e não descartamos a possibilidade de lançar ‘Toren’ no Xbox One”, explica Vitor Severo Leães, da produtora.
    Diferente dos demais jogos, “Chroma Squad” foi aprovado no ID@XBOX, programa de indies da Microsoft. Por se tratar de uma iniciativa internacional, isso talvez aumente a distância com desenvolvedores de países como o Brasil. “Com a Sony, é só na América Latina [o programa de indies], então é mais fácil”, resume Saulo Camarotti, da Behold. “Acredito que eles [Microsoft] não tenham no momento uma iniciativa como a Sony tem, voltada para a América Latina, fazendo as coisas serem mais lentas aqui pra gente”, corrobora Rodrigo Mamão, da Ilusis.