Topo

Desfalcado, time brasileiro tenta fazer bonito no Mundial de "Smite"

Victor Ferreira*

Do Gamehall, em Atlanta

08/01/2015 12h03Atualizada em 08/01/2015 16h52

Em um dos quartos do hotel Renaissance Waverly, em Atlanta, a equipe We Love Bacon - campeã regional brasileira e representante do país na primeira edição do Campeonato Mundial de "Smite" - se prepara para o torneio com partidas amistosas com os outros finalistas.

Disputando com a americana Cognitive Red - uma das favoritas a conquistar o título de campeã e receber o prêmio de US$ 1,29 milhão -, a partida começou favorável para a equipe brasileira, mas logo, graças a uma série de erros e falta de entrosamento, o time norte-americano acabou saindo o vencedor.

O resultado gera um breve bate-boca entre o capitão e jungler da equipe, Nathan "Nann" Broca, e o suporte Henrique Suzuki, que discutem sobre as táticas utilizadas durante a partida e a forma ríspida com que o líder se dirige a ele. Suzuki parece não sentir completamente à vontade no grupo, o que faz sentido ao se considerar que ele entrou às pressas na equipe.

Isso porque Suzuki, capitão da equipe vice-campeã da regional brasileira, a EternalRally, assim como Igor "FiremancerSkull" Arruda, da Phalanx Team, foram chamados para assumir a posição de suporte após o membro do time original da We Love Bacon, Carlos "PIBEu" Ibarra, não conseguir viajar para os Estados Unidos.

"Tivemos algumas dificuldades pelo fato de que no Brasil precisa de um visto pra vir para cá, e acho que ninguém tinha isso", disse Nann a UOL Jogos. "Só o aimless, porque ele é português".

  • Divulgação

    Da esquerda para a direita, veja a formação do We Love Bacon para o Mundial de "Smite": aimlesss (Meio), Suzuki (Suporte), FiremancerSkull (Suporte), OReiTroll (Solo), Nann (Selva) e qe3q (Carregador)

Falta de entrosamento

SEM PASSAPORTE

  • Reprodução

    "O PIBEu na verdade teve um problema porque ele não tinha passaporte - ele é peruano", explicou Guilherme Faria, da Level Up Games. "Ele até foi ao Peru para tentar acelerar o processo, só que acabou não conseguindo. Nesse meio tempo foi uma correria no final do ano, porque eles tiveram que decidir um substituto muito em cima da hora".
    Em um post do dia 31 de dezembro, na sua página oficial do Facebook, Ibarra diz que ainda não pode sair do Peru até que seus documentos estejam prontos.

De acordo com Suzuki e Firemancer, a "convocação" só aconteceu no dia 26, o que limitou ainda mais o tempo de treino e disponível para a equipe. Nann, porém, se mostra otimista.

"O que afeta mais é a experiência e entrosamento, porque a gente estava já acostumado com um ritmo de jogo e conversa, já sabendo o que o outro ia fazer" explicou. "Não está dando muito certo, por enquanto, mas estamos melhorando aos poucos".

O dia foi dedicado a treinar com as outras equipes, principalmente a latino americana 404 Name Not Found e a chinesa DID. Hoje (8), os treinos serão limitados ao período da noite, já que a We Love Bacon participará da segunda partida do campeonato que tem início no dia 9, contra a europeia SK Gaming.

Para melhorar - ou piorar - a situação, nesta fase só há uma partida entre as equipes, com o formato de melhor de três só sendo utilizado nas quartas e semifinais, que acontecem no dia 10.

"Esta partida com a SK, pelo formato da tabela, é a mais importante, ou uma das mais importantes", comentou Faria. "Mesmo podendo perder uma partida, esta não seria interessante de perder".

"Eles estão estudando, vendo vídeos e achando jeitos de batê-los, porque é só uma partida e pode acontecer tudo, e se a SK cometer qualquer erro que consigam explorar, eles conseguem ganhar e avançar. Numa melhor de três isso talvez não aconteça", completou.

Quanto à expectativa de performance da We Love Bacon no campeonato, Nann sabe que não há qualquer favoritismo em relação ao time brasileiro, com os olhos voltados mais às equipes dos Estados Unidos e Europa, mas acredita que tem talento para surpreender.

"Todo mundo acha que a gente é uma surpresa, mas temos a chance de chegar entre os quatro primeiros e deixar todo mundo de boca aberta" disse. "Porque todos acham que é só América do Norte e Europa, mas temos o nível deles".

"O cenário brasileiro está mais desenvolvido do que o da China ou América Latina, então o quinto lugar é considerado o mínimo, ou o certo, para o We Love Bacon" explicou Faria. "O quarto lugar seria surpreendente - especialmente para os europeus e americanos - porque eles não esperam isso vindo da gente".

ASSISTA AO TRAILER CINEMATOGRÁFICO DE "SMITE"

  •  

Onde torcer

A partida entre a We Love Bacon e a SK Gaming acontece às 15:45h (Horário de Brasília). Você poderá conferir todos os detalhes da competição e torcer pela equipe brasileira por meio do canal de Twitch especial de "Smite" criado pela distribuidora Level Up Games, que pode ser acessado por aqui.

*O jornalista viajou a convite da Level Up! Games