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Realidade virtual: conheça 7 óculos que querem mudar o jeito de jogar games

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

09/01/2015 15h16

Dois anos atrás, a ideia de que óculos de realidade virtual poderiam ser utilizados pelo público geral para transformar games em experiências mais imersivas ainda parecia ficção científica.

Saído de uma campanha de extremo sucesso no Kickstarter, veio o Oculus Rift e mudou tudo isso do dia para a noite.

Apesar de ainda não estarem habilitados para consumo em massa, diferentes modelos de óculos de realidade virtual se multiplicam em eventos de tecnologia. Cada um promete uma revolução diferente - seja em relação a imagem, áudio, preço ou formato. Juntos, os aparelhos mostram que o sonho de 'entrar' dentro de um jogo pode estar mais próximo do que imaginamos.

Conheça-os:

Fabricante: Oculus VR
Lançamento: ?
Preço: US$ 350 (kit de desenvolvimento DK 2)

Precursor da onda de novos óculos de realidade virtual, o Oculus Rift levou o prêmio de melhor produto da CES 2014, e desde então só melhorou suas capacidades.

Atualmente em seu quinto modelo, batizado de 'Crescent Bay', o aparelho agora tem fones próprios e suporte a áudio posicional. Em uma demonstração recente, o jogador anda por um corredor até que ouve o rugido de um Tiranossauro vindo de trás de sua cabeça, e então precisa escapar.

O dono do Facebook Mark Zuckerberg, que pagou US$ 2 bilhões pela empresa que criou o Rift, diz que a tecnologia está em sua juventude, e ainda precisa de alguns anos para amadurecer. Mas o progresso que vimos até hoje já é de impressionar.

Fabricantes: Oculus VR / Samsung
Lançamento: Já disponível (nos EUA)
Preço: US$ 200

GOOGLE CARDBOARD

  • O Google Cardboard é o mais rudimentar modelo de óculos de realidade virtual que existe... E funciona. Através deste site, usuários podem comprar modelos feitos de cartolina para usar com seus celulares, ou então obter instruções para montar os seus próprios.

Desenvolvido em uma parceria entre Samsung e Oculus VR, o Gear VR é essencialmente uma caixa com lentes especiais. Ele tem um encaixe montado especificamente para que os usuários acoplem um Samsung Galaxy Note 4, que serve como tela e processador.

Em um teste recente, os resultados surpreenderam. A sensação de imersão é real, e a velocidade com a qual a imagem acompanha a movimentação da cabeça do usuário torna a experiência muito agradável.

A combinação entre Gear VR e Galaxy Note 4 tem um preço bem salgado, e a oferta de aplicativos e jogos que suportam o aparelho ainda é pequena. Mas a proposta já prova que a realidade virtual é versátil, e pode funcionar a partir dos celulares que já carregamos conosco todos os dias.

Fabricante: Vrvana
Lançamento: Outubro de 2015
Preço: US$ 450

Fruto de uma startup de tecnologia bem parecida com a Oculus VR, o Vrvana Totem é um dos óculos de realidade virtual que está mais próximo de tornar-se realidade. Por causa disso, porém, ele chegará ao mercado com um preço bem alto.

A descrição oficial do produto afirma que ele tem capacidade própria de processamento como uma de suas vantagens. Certas tarefas são feitas pelo próprio aparelho, e não pelo PC ao qual ele precisa estar conectado para funcionar. Curiosamente, ele está sendo montado para ser compatível com consoles - incluindo PS4, Xbox One e até mesmo PS3 e Xbox 360 -, mas ainda não existem informações sobre jogos que suportarão suas capacidades.

Fabricantes: Razer / Sensics
Lançamento: Junho de 2015
Preço: US$ 200 (kit de desenvolvimento Hacker)

Apresentado durante a CES 2015, o OSVR tem um nome muito auto-explicativo: 'open source virtual reality', ou 'realidade virtual com código aberto'.

A proposta da plataforma é oferecer software e hardware que os usuários poderão modificar livremente e com facilidade. O objetivo do projeto é oferecer acessibilidade aos desenvolvedores. Com o kit de desenvolvimento que será lançado em junho de 2015, programadores poderão criar software compatível com outros óculos, como o Oculus Rift e o Vrvana Totem.

VÍDEO APRESENTA A PROPOSTA DO OSVR

  •  

Fabricante: Sony
Lançamento: ?
Preço: ?

E O XBOX?

Patentes de um tal de "Project Fortaleza" rodam pela internet há anos, mas a Microsoft ainda não revelou oficialmente seus óculos de realidade virtual. Recentemente, porém, surgiram indícios de que uma anúncio oficial ocorrerá durante a E3 2015, que acontecerá em junho.

Se computadores e celulares já têm seu espaço garantido no espectro de plataformas compatíveis com a realidade virtual, a Sony quer que os consoles de mesa tradicionais também sejam contemplados.

Apesar de já ter apresentado seu conceito em várias oportunidades, ele ainda está envolto em mistério. A Sony não revela metas de preço ou data de lançamento para o aparelho - apenas que, por ora, ele será compatível exclusivamente com o PlayStation 4.

Fabricante: Avegant
Lançamento: Segundo semestre de 2015
Preço: US$ 600

O Avegant Glyph deve seu formato compacto (e seu preço bem elevado) ao uso de uma técnica de criação de imagens de realidade virtual diferente da comum. Ao invés de combinar uma tela tradicional a lentes de aumento, o aparelho projeta as imagens diretamente nos olhos dos usuários.

Na realidade, o aparelho é um headset que esconde os visores de realidade virtual em sua haste. Quando for lançado no final de 2015, ele poderá ser conectado a computadores, celulares e consoles através de uma simples porta HDMI. O Glyph será compatível com jogos, mas a própria fabricante do aparelho admite que ele foi programado para ser aproveitado com filmes.

Fabricante: Beenoculus
Lançamento: 2015
Preço: R$ 100

Nascido em Curitiba, o Beenoculus é a primeira investida de uma empresa brasileira no ramo de óculos de realidade virtual. Leve e acessível, o aparelho já está disponível em regime de pré-venda por apenas R$ 100.

Parecido com o Gear VR, ele funcionará em conjunto com aparelhos celulares. Com suporte tanto a modelos Android quanto iOS, porém, ele será mais versátil.