Topo

Irmãos Piologo, das "Avaianas de Pau", lançam game para PC

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

12/01/2015 17h17Atualizada em 13/01/2015 10h51

Avaiana de Pau, Vassoura de Aço, Boby Psicótico, Pastor Metralhadora, Chuq Nóia... o universo criado pelo Mundo Canibal, grupo de humoristas formado em 1998 pelos irmãos Ricardo e Rodrigo Piologo e Rogério Vilela, da Fábrica de Quadrinhos, é vasto, colorido e nem um pouco politicamente correto, tirando sarro de tudo e todos com piadas ofensivas, adolescentes e cheias de palavrões e referências sexuais.

Esse universo já foi retratado, de leve, em alguns jogos para celular, mas só agora ganhou um jogo que representa bem a produção do grupo: "Mundo Canibal Apocalipse", um game desenvolvido pela Izyplay e pela Hoplon (de "Taikodom" e "Heavy Metal Machines"), lançado em dezembro para PC.

Game de pancadaria

Subintitulado "O Pior Jogo do Mundo", "MCA" não faz jus ao título: ainda que não seja livre de falhas, é um jogo divertido, especialmente  para os fãs do humor pesado dos Piologo. A história é simples: cansado do mundo do jeito que está, "Chessus" decide dar um fim em tudo. Para isso, convoca três escolhidos para serem os "faxineiros do Apocalipse". Você escolhe se vai jogar com Pastor Metralhadora, Boby Psicótico ou Tomelirolla e sai distribuindo socos, tiros, golpes de faca ou coisas piores em inimigos como otakus, cosplayers, políticos, funkeiros e assim por diante.

Durante a aventura, você ganha pontos para evoluir os personagens (dividindo esses pontos de maneira simples em atributos de força, resistência, poder celestial) e pode equipar armas especiais encontradas pelo cenário (que conta com objetos quebráveis e itens para recolher). Cada personagem vai ganhando movimentos novos, feitos com combinações de botões e setas no teclado. Jogar assim acaba sendo incômodo depois de pouco tempo. É possível jogar com um controle, o que deixa a experiência mais confortável - e dessa forma, dá para chamar um amigo para jogar em coop.

O jogo evita a repetitividade comum nos jogos de pancadaria oferecendo pequenos desafios paralelos (como acertar todos os pombos que aparecem na fase ou terminar o estágio sem usar um poder especial), com itens para customizar o personagem (como roupas e armas especiais) e com o divertido Desafio Chuq Nóia, um modo onde o jogador deve sobreviver ao avanço de ondas de inimigos, em dificuldade crescente. Em troca, você ganha pontos para comprar itens mais bacanas para os personagens.

O jogo é cheio de referências aos clássicos games de pancadaria, como "Streets of Rage", "Final Fight" e mesmo jogos mais recentes. O visual colorido e o humor pesado lembram 'Castle Crashers', da Behemot. A semelhança não é mera coincidência. "Nos inspiramos em vários beat' em up como o clássico 'Tartarugas Ninja' e 'Castle Crashers'", disse o diretor do game, Cassiano Canheti, da Hoplon, ao UOL Jogos. "Avaliamos o estilo das animações dos Piologo e esse foi o gênero que melhor se encaixou com as histórias".

Segundo Canheti, o jogo foi feito por um time pequeno. "Somando as duas equipes, da Hoplon e da gaúcha Izyplay, foram 10 pessoas. Quinze nos momentos de pico". A idéia de criar "Mundo Canibal Apocalipse" nasceu na Hoplon, que procurou os Piologo com a intenção de produzir um jogo retratando os personagens criados pelos humoristas.

"Somos procurados por muitas pessoas querendo fazer jogos para nós, porem a maioria é pessoal iniciante e não nos mostrar algo 'decente', o que é bem frustante", disse Ricardo Piologo ao UOL Jogos. "No caso da Hoplon, que nos procurou, a primeira vez que vimos os trabalhos deles já nos empolgamos, mas  quando nos enviaram os primeiros esboços de personagens e fase, nossa, aí sentimos de vez que teríamos um produto realmente bom e foi o que aconteceu".

Ricardo ressalta que "o jogo é realmente um jogo, e não coisinhas feitas para tablet pra te entreter por 5 minutos, é algo completo feito por profissionais do ramo e com isso acabou sendo além do que imaginávamos".

ASSISTA AO TRAILER DE "MUNDO CANIBAL APOCALIPSE"

  •  

Envolvimento dos Irmãos Piologo

Diferente de "South Park: The Stick of Truth", que conta com a colaboração dos criadores da animação no roteiro do jogo, "Mundo Canibal Apocalipse" foi escrito e animado pela Hoplon e pela Izyplay. "Os Piologo acompanharam o projeto, aprovando todo o material artístico, mas sem pôr a mão na massa", lembra Canheti. "Isso foi muito bom pois nos permitiram ter liberdade criativa para fazermos o melhor possível".

Os humoristas participaram também da dublagem do game, que está todo em português e recheado de piadas do Mundo Canibal, palavrões e gírias que podem deixar um jogador que não é fã do grupo um tanto perdido. Embora a Hoplon acredite que "Mundo Canibal Apocalipse" seja capaz de atrair a atenção de todos, após experimentar algumas horas de aventura é visível que, para o bem e para o mal, o jogo é todo pensado para os fãs.

A quantidade de personagens e referências ao universo do Mundo Canibal é enorme e as piadas pesadas são constantes, sempre com a dublagem característica dos Irmãos Piologo. Isso torna tudo melhor para os fãs, que podem até fazer vista grossa para os pequenos e constantes travamentos durante a partida.

Humor sem limites

Mesmo feito por terceiros, "Mundo Canibal Apocalipse" é uma obra fiel ao universo dos Irmãos Piologo, cheio de palavrões, referências sexuais e piadas com religião, preconceito social e de gênero (a tela de Game Over surge como "Gay Over Me" ("gay em cima de mim", em português), por exemplo. É um senso de humor raro nos dias atuais, quando todo mundo pega mais leve e evita ofender qualquer minoria.

RENOVANDO A AUDIÊNCIA

  • Reprodução

    No ar desde 1998, o Mundo Canibal é um veterano do humor brasileiro na internet. Recentemente, os Irmãos Piologo criaram um canal para falar de games no YouTube.
    "Foi uma boa oportunidade da geração mais nova conhecer coisas que fizemos a muito tempo, é por isso que estamos ao poucos migrando o conteúdo do Mundo Canibal para o Irmãos Piologo", diz Ricardo.
    "Não estamos apenas colocando lá, aproveitamos para remasterizar e dar um trato em tudo o que era antigo, deixando em Full HD e melhorando a qualidade geral".

Curiosamente, os Irmãos Piologo parecem estar a salvo das censuras do politicamente correto. "Tanto no jogo como nos nossos trabalhos, nunca tivemos problemas, pois por mais que 'zuamos' temos um limite nosso que sempre mantemos e, pelo visto,  acho que esse é o limite que o pessoal aceita", comenta Ricardo Piologo.

"Nossa ideia não é e nunca foi causar polemica, é só divertir mesmo, o pessoal que as vezes exagera e vê coisas em nossos trabalhos que nem  nós pensamos nisso quando fizemos".

Planos para o futuro

Atualmente, "Mundo Canibal Apocalipse" só está disponível para PC. A Hoplon não tem planos de lançar uma versão para Mac, nem de adaptar o jogo para dispositivos móveis, como tablets. O jogo sai por R$ 20 e só pode ser adquirido no site oficial, coisa que deve mudar em breve.

"Nossos planos envolvem negociar [para lançar o jogo] nos consoles e no Steam", revelou o diretor Cassiano Canheti. "Mac e mobile não estão nos planos imediatos, seria para um segundo momento".

Cassiano também falou sobre a relevância do projeto para a Hoplon. A empresa é mais conhecida por jogos de desenvolvimento prolongado (e de resultado duvidoso), como o infame "Taikodom". Para o diretor, o bom desempenho de "Mundo Canibal Apocalipse" sinaliza um novo caminho para a produtora catarinense. "Há um mercado muito sólido para jogos 'retail' e de médio pra grande porte e queremos fazer parte dele!"

Ricardo Piologo também já pensa, animado, em um próximo jogo. "Acho que seria muito legal ter os Power Crentes que aparecem no 'Avaiana de Pau 2'  no próximo jogo ou então, quem sabe, um jogo só deles,por que não? Afinal eles são muito legais e de CHESSUS!!!!".