Topo

Windows 10 rodará jogos de Xbox One via streaming

Do UOL, em São Paulo

21/01/2015 16h51

A Microsoft anunciou hoje (21), durante a apresentação do Windows 10, que o sistema operacional rodará jogos do Xbox One via streaming do console para qualquer PC ou tablet com Windows 10.

Na apresentação, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox demonstrou o sistema jogando "Forza Horizon 2", game exclusivo do Xbox One, em um Microsoft Surface com Windows 10. Qualquer jogo rodando no Xbox One poderá ser jogado em outro aparelho com o sistema operacional, desde que estejam conectados na mesma rede local.

Também foi revelado que o Windows 10 chegará ao Xbox One em dezembro e que o RPG de ação "Fable Legends" chegará também ao PC. O game virá com suporte para partidas multiplayer entre Windows 10 e Xbox One, sugerindo que essa função poderá aparecer em outros títulos.

  • Reprodução

    Na apresentação, foi mostrado "Forza Horizon 2" rodando num MS Surface

Spartan e Cortana

O Xbox One receberá aplicativos universais do Windows 10,  que rodarão nos computadores, tablets e tambem no console. Além disso, o sistema operacional terá uma interface para jogos idêntica ao que existe hoje no Xbox One, com listas de amigos, opções de gravação e compartilhamento de vídeos e troca de mensagens. As conquistas retornarão ao Windows com o novo sistema.

Outras referências ao Xbox no Windows 10 incluem o novo browser, chamado Project Spartan e a assistente pessoal Cortana, que responde comandos de voz como a Siri do iPhone. Ambos os nomes são referências à "Halo", popular série de tiro da Microsoft. Cortana já está disponível nos celulares Windows Phone.

Os usuários dos sistemas Windows 7 e 8 terá upgrades gratuitos para o novo sistema operacional, quando este for lançado. A atualização gratuita poderá ser feita durante os primeiros 12 meses do Windows 10.