Topo

Interesse por PS4 e Xbox One aumenta entre desenvolvedores, diz pesquisa

do Gamehall

22/01/2015 14h01

Em preparação para a Game Developers Conference, que acontece em março, a organização do evento lançou a terceira edição da "State of the Industry Survey", uma pesquisa com mais 2 mil entrevistados que procura mostrar as diferentes tendências entre desenvolvedores de games para o ano anterior e o período por vir.

O estudo revelou que, embora os setores de PC e mobile sejam o maior foco dos desenvolvedores - com 56% e 50% dos entrevistados declarando que estão trabalhando em um jogo nestas plataformas -, o PlayStation 4 e o Xbox One estão se tornando mais populares.

Dos entrevistados, 26% declararam estar trabalhando em um jogo para o PS4, em relação a 14% do ano passado. Já 22% estão envolvidos com um projeto para o Xbox One, comparado com 12% de 2013. È importante lembrar que estes números incluem pessoas trabalhando em games multiplataforma.

Além disso, 29% dos desenvolvedores acreditam que seu próximo jogo será lançado no PS4, enquanto 24% esperam o mesmo do Xbox One.

Outros dados

A pesquisa também revelou que 29% do lucro dos desenvolvedores vem de vendas digitais, enquanto 21% deriva de microtransações. As lojas de varejo, em comparação, são responsáveis por apenas 13% deste dinheiro. 19% disseram que não lucraram, fazem parte de uma empresa sem fins lucrativos, ou não sabem de onde vem estes dados.

Além disso, 41% dos entrevistados revelou ter tido um lucro maior e expansão de sua equipe em 2014, comparando-se o mesmo período em 2013. 20% diz que estes números se mantiveram os mesmos nos dois anos.

Falando-se em eSports, 12% dos desenvolvedores declararam estar trabalhando em jogos com potencial de competitividade profissional, enquanto 79% disseram que consideram este tipo de modalidade um modelo econômico viável e sustentável.