Topo

Valve bane jogadores de "Counter Strike" por combinar resultados

do Gamehall

28/01/2015 08h01

Após uma investigação conduzida pelo site Daily Dot, a Valve baniu membros das equipes profissionais de "Counter-Strike" iBUYPOWER, NetCodesGuide.com e Team Torqued por combinar resultados de partidas.

O escândalo teve início em agosto durante uma competição da liga CEVO, quando a iBUYPOWER, uma equipe de sucesso dentro das competições profissionais do jogo, perdeu uma partida de "Counter-Strike: Global Offensive" contra a NetCodesGuide.com por 16 a 4. Durante o duelo, era possível ver os membros da iBUYPOWER reagirem de forma estranha à derrota, rindo de suas próprias mortes e utilizando facas boa parte do tempo.

Um jornalista que cobria o evento ouviu de outro jogador que o resultado foi combinado entre as duas equipes, mas se recusou a comentar mais sobre o assunto. Meses depois, em 5 de janeiro, a ex-namorada de Derek “dboorn” Boorn, da Team Torqued e ex-iBUYPOWER, revelou pela rede social Reddit mensagens em que o jogador confessava que a partida foi combinada, e que com a ajuda de Duc "cud" Pham, apostou na derrota da equipe por meio de várias contas.

Após entrar em contato com a ex-namorada, Ashley “Blacklotus” Leboeuf, o Daily Dot confirmou a veracidade das mensagens.

A Valve, por sua vez, conduziu sua própria investigação, decidindo por banir Boorn, os jogadores da iBUYPOWER e o fundador da NetCodesGuide.com

"Podemos confirmar, a investigar o histórico de atividade de contas relevantes, que um número significativo de itens de grande valor recebidos por aquela partida por Duc "cud" Pham foram transferidos (via Derek "dboorn" Boorn") por jogadores da iBUYPOWER e o fudador da NetCodeGuides.com, Casey Foster", informou a Valve.

No total, os ganhos totais da armação foram de mais de US$ 10 mil, de acordo com o Daily Dot.