Morando no exterior, youtubers brasileiros conquistam legião de fãs no país
Morar em outro país é um sonho que muitas vezes passa pela cabeça de milhares de brasileiros, ainda mais no caso dos fãs dos games: acesso fácil aos últimos lançamentos, consoles e jogos com preços mais em conta, a possibilidade de visitar grandes feiras... vantagens não faltam quando se imagina a vida lá fora.
Esse talvez seja um dos atrativos do youtuber Eduardo Benvenuti, o BRKSEdu. Quando saiu do Brasil em 2012, seu canal no YouTube tinha cerca de 80 mil seguidores. Hoje, Edu mora no Canadá e conta com mais de 2,4 milhões de assinantes que acompanham seus vídeos - onde mostra os últimos lançamentos do mundo dos games e também curiosidades sobre o país.
"Com certeza é vantajoso para mim, como youtuber, morar no Canadá. Não apenas tenho acesso antecipado a diversos lançamentos (o que no Brasil é mais difícil) como também consigo cobrir eventos na América do Norte com mais facilidade", contou Eduardo ao UOL Jogos.
Eduardo jura que o sucesso não foi planejado. "Mudei para o Canadá para estudar. Fiz Marketing em um "college", que é equivalente a um curso técnico no Brasil. Na época o canal ainda estava num estágio bem inicial" lembra o youtuber, que é um dos mais conhecidos no Brasil.
Mas viver em um país tão diferente pode ter seus problemas para quem vive da imagem e da comunicação com o público que, em sua grande maioria, está no Brasil. "Preciso me manter atualizado com o que rola por aí, principalmente em termos de linguagem, tanto com o vocabulário quanto as gírias que eu perco por morar fora. Por isso eu tento ao máximo me manter em contato com os colegas no Brasil".
Morar perto dos EUA facilita até ações promocionais, como um vídeo de BRKSEdu fez recentemente para promover o jogo "The Crew", guiando uma McLaren em Las Vegas
Recém-chegados
Se no caso de BRKSEdu o sucesso do canal está ligado a mudança do youtuber para o Canadá, o casal Leon Martins e Nilce Moretto, do canal Coisa de Nerd, parecem ter feito o caminho contrário. "O sucesso do canal chamou a atenção de uma empresa canadense voltada para conteúdo online e que estava em expansão no mercado brasileiro", contou Leon ao UOL Jogos.
Com 2,6 milhões de seguidores, o Coisa de Nerd é um canal bem conhecido pelos vídeos de "Minecraft", mas que também apresenta vídeos divertidos de diversos jogos, como "Smite", "HearthStone" e "GTA V".
"Essa empresa me convidou para trabalhar com eles e eu aceitei", diz o youtuber, que chegou ao país em novembro. "Como a empresa teve que lidar com a burocracia, obtivemos nosso visto de trabalho em poucos meses, sem grandes complicações".
Para Leon, a maior vantagem de morar no exterior nem é o acesso aos games, mas ao equipamento para produzir os vídeos do canal. "Se precisarmos de qualquer recurso, encontramos fácil em qualquer loja da cidade e com um custo muito mais favorável do que no Brasil". O youtuber reconhece que existe também uma vantagem geográfica, pois morar perto dos EUA permite que o canal participe de eventos importantes sem gastar tanto.
Leon e Nilce ainda estão se adaptando ao novo endereço. "A maior dificuldade tem sido com relação à diferença de 6 horas do fuso horário. Nosso dia começa quando já é tarde no Brasil e ainda precisamos nos adaptar para manter a regularidade de postagens no canal".
"Temos nos esforçado muito pra isso e para manter o contato direto com o nosso público, mas acredito que ainda estamos em fase de adaptação e vamos conseguir, espero, disciplinarmo-nos com relação a isso em pouco tempo".
No Canadá desde novembro, Leon e Nilce não escondem a saudade de casa: "Sentimos falta da família, dos amigos e da culinária".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.