Topo

Sega vai se dedicar ao desenvolvimento de jogos online para PC e mobile

Do UOL, em São Paulo

30/01/2015 12h32

Uma grande reestruturação está em andamento na Sega, visando "aumentar drasticamente a rentabilidade". Segundo notificação da empresa aos acionistas, 300 funcionários serão demitidos em vários setores e a produtora terá uma mudança no foco de desenvolvimento de jogos, se dedicando mais aos games mobile e jogos online para PC ao invés de consoles, por exemplo.

No comunicado, a Sega informa que espera um lucro de US$ 34 milhões no final deste ano fiscal, um resultado muito abaixo dos US$ 260 milhões obtidos no ano passado e por isso planeja grandes mudanças, entre elas se dedicar ao desenvolvimento de games para mobile e PC.

"A Sega posicionou jogos digitais, particularmente para smartphones e games online para PC, como uma área em crescimento e está determinada em implementar medidas para obter ganhos constantes melhorando a eficiência do gerenciamento e promover o redirecionamento da gestão de recursos", diz o comunicado.

Estúdios não serão afetados

A produtora também vai mudar a sede nos EUA de São Francisco para o sul da Califórnia. Os estúdios de desenvolvimento na Europa, como Sports Interactive ("Football Manager") e Creative Assembly (de "Alien: Isolation" e "Total War") não serão afetados pelas demissões, que deverão atingir a área de distribuição da Sega.

As mudanças são drásticas, mas a Sega tem planejado essa medida desde maio de 2014. Ainda não se sabe como ficará a produção de jogos para console da companhia, que no ano passado lançou títulos como "Sonic Boom" e "Alien: Isolation".

Não é a primeira vez que a Sega redireciona seus investimentos para um setor específico. A companhia japonesa, fundada em meados dos anos 1940, entrou no mercado de videogames no final dos anos 1980, quando competia com a Nintendo com consoles como o Master System e o Mega Drive. O último console da Sega foi o Dreamcast, descontinuado em 2001 nos EUA (no Japão, o Dreamcast continuou no mercado até 2007).

Desde então, a empresa se dedicou ao desenvolvimento de games para consoles, PC e mobile.