Topo

Criador de "Final Fantasy", Hironobu Sakaguchi será homenageado na GDC 2015

do Gamehall

04/02/2015 13h04

Durante a 15ª edição da Game Developers Conference, o criador da série "Final Fantasy", Hironobu Sakaguchi, receberá o Prêmio pelo Conjunto da Obra por suas contribuições para a indústria de jogos.

"Em sua brilhante e vívida carreira, Sakaguchi-san estabeleceu algumas das franquias de entretenimento de maior sucesso de todos os tempos, e ajudou a cimentar o gênero de RPG no Japão e no resto do mundo. Mas o mundo dos jogos deve ainda mais a Sakaguchi-san e sua equipe por fazer uma narrativa de jogo intrigante algo tão importante em games quanto gráficos e sons", declarou Meggan Scavio, gerente geral de todos os eventos da GDC.

Sakaguchi entrou no mundo dos games após abandonar a faculdade, sendo empregado pela Square Co. (atual Square Enix). Em 1986, tornou-se Diretor de Planejamento e Desenvolvimento na produtora e começou a trabalhar em um RPG, nomeando-o de "Final Fantasy", já que se o jogo não vendesse bem, abandonaria seu cargo e voltaria para a faculdade. O game, lançado em 1987, não só vendeu extremamente bem como gerou uma das franquias de maior sucesso na história da indústria.

Além de "Final Fantasy"

Sakaguchi teve envolvimento em outros projetos de sucesso dentro da Square, como "Chrono Trigger", "Parasite Eve" e "Xenogears", e também foi diretor do filme "Final Fantasy: The Spirts Within", que acabou sendo um fracasso de bilheteria. Em 2004, o desenvolvedor deixou a Square Enix para formar seu próprio estúdio, Mistwalker, que lançou títulos como "Blue Dragon", "Lost Odyssey" e "The Last Story".

Outros membros da indústria a receberem o prêmio incluem Will Wright ("SimCity"), Shigeru Miyamoto ("Super Mario Bros.") e Ken Kutaragi, considerado "Pai do PlayStation". A homenagem terá novamente como anfitrião o designer Tim Schafer, de "Brütal Legend" e "Broken Age", que já serviu como apresentador em 2007, 2009, 2011 e 2013.

Conferência de desenvolvedores

A edição de 2015 da Game Developers Conference acontecerá em São Francisco, nos EUA a partir do dia 4 de março, e terá cobertura in loco de UOL Jogos.